Diap quer contribuir com formação política do cidadão brasileiro 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançou, este ano, a série “Educação Política”, que consiste na edição de cartilhas, manuais e livros para a formação da cidadania. A ideia da série é de preencher um vazio deixado pelas escolas, partidos políticos, meios de comunicação e até os movimentos sociais, que deixaram em segundo plano a educação política.

Essa lacuna na formação política, além de criar condições para o denuncismo e a judicialização da política, deu ensejo a um ambiente de forte questionamento das instituições do Estado, liderado por forças conservadoras do país, inclusive por alguns importantes veículos de comunicação, com o propósito de retirar do povo o poder de decisão sobre os destinos da Nação, diz o diretor do Diap, Celso Napolitano.

Para o autor da cartilha, o jornalista, analista político e diretor de Documentação do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho do DIAP, o conhecimento sobre valores da cidadania e como funcionam as instituições públicas perdeu importância na formação do povo brasileiro, com prejuízos irreparáveis para o pleno exercício da cidadania.

Segundo ele, como não existe solução para os problemas coletivos fora da política, assim como não há cidadania sem educação política, a solução para enfrentar esse déficit de cidadania e essa campanha de deslegitimação da política passa pela educação política, em todos os espaços possíveis.

A cartilha traz conceitos, detalha princípios, estimula a cidadania, explica o papel do Estado, do governo e de suas instituições. Enfim, alerta para os direitos e deveres, além de fazer um chamamento à participação política, especialmente no primeiro setor (o governo, que tem a primazia de administrar o uso de bens públicos para fins públicos) e o terceiro setor (organizações não-governamentais, privadas sem fins lucrativos, que desempenham ações de caráter público). O segundo setor é formado pelo mercado, que representa as empresas com fins lucrativos.

O DIAP espera, com mais esta série, contribuir para uma participação qualificada e efetiva dos cidadãos no processo político, sempre com o objetivo de avançar nas conquistas políticas, econômicas, sociais e culturais do povo brasileiro em geral e da classe trabalhadora em particular, explica Toninho.

Com informações do Diap