Novo prefeito de Contagem assume com plano feito para cidade
O prefeito eleito de Contagem (MG), Carlim Moura (foto), ao assumir o mandato no próximo dia 1º, já está com plano de como governar a cidade. E a prioridade é cumprir a promessa de campanha que é reabertura do ensino médio e profissionalizante da cidade que o governo anterior suspendeu. Ele também quer logo iniciar os trabalhos de prevenção de acidentes naturais muito comuns nesse período do ano.
Publicado 28/12/2012 16:13

A terceira prioridade do novo prefeito é inaugurar um novo ciclo de crescimento econômica da cidade de Contagem. Carlim garante que esse vai ser o grande marco dessa nova gestão. Ele explica que Contagem é o mais importante polo industrial de Minas Gerais e que a administração municipal tem uma relação com setor produtivo aquém do desejado.
Ele quer dinamizar essa relação, fazendo um trabalho de restruturação da máquina administrativa para destravar o crescimento. Para isso, ele diz que vai melhor os procedimentos de licenciamento, concessões de alvará e autorizações de ampliação de empreendimento e instalação de novos empreendimentos.
Filiado ao PCdoB, ele destaca que essa proposta vai ao encontro do que prega o Partido no Novo Plano Nacional de Desenvolvimento (NPND), de reforço da industrialização do país. “Temos compreensão de que reforçar o setor industrial é papel estratégico fundamental não só da nossa cidade e do estado de Minas como representa uma contribuição para o projeto maior que é o fomento da industrialização brasileira”, avalia.
Ele fez questão de destacar que ‘quando falamos em reforço da industrialização, está incluída a preocupação com a divisão de renda e melhoria na qualidade de vida do trabalhador. Ele lembra que é advogado sindicalista e que a cidade conta com um setor operariado forte e politizado, do campo da esquerda progressista, para justificar a atenção especial aos trabalhadores de Contagem.
Muitos apoios
A cidade de Contagem tem 600 mil habitantes e 27% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, superior a de estados da federação como Acre, Roraima, Rondônia e representa a maior cidade governada pelo PCdoB nacionalmente. Para o novo prefeito, isso tudo aumenta muito a responsabilidade dele na administração da cidade.
Para obter êxito em sua empreitada, para a qual se preparou ao longo de sua trajetória política e vida profissional, Carlim diz que conta com forte apoio da Câmara de Vereadores e dos partidos políticos do município. “Fizemos uma aliança ampla e contamos com apoio de 20 partidos e dos 21 vereadores eleitos, temos apoio de 14”, conta Carlim.
Além desses apoios, ele anunciou que “de forma estratégica, vamos governar Contagem em sintonia com a cidade de Betim, que tem características semelhantes. Os dois PIBs são superiores a capital e o quatro PIB brasileiro”, diz, explicando que “juntas ela tem maior potencial de solução de problemas, execução de projetos e implementação de ação”.
Ele diz ainda que com essa parceria de desenvolvimento do polo industrial, as duas cidades saem da dependência da capital, que marca a vida dos municípios brasileiros.
Processo de transição
Carlim Moura contou ainda que desde que saiu o resultado da eleição municipal, ele iniciou um processo de transição, que, a despeito da disputa histórica entre PT e PCdoB na cidade, a relação a ex-gestora, do PT, é muito respeitosa.
Fizemos a transição sob a ótica das prioridades que iremos adotar e que foram promessas de campanha, diz Carlim, destacando a reabertura da Fundação de Ensino de Contagem, que garante ensino médio e profissionalizante na cidade. Ele lembra que o governo anterior fechou diversas unidades e que tem o compromisso de reabri-las, mas que o planejamento – do ponto de vista orçamentário e administrativo – é de reabertura gradativa, mas que garanta o funcionamento de algumas unidades já em fevereiro e março.
“Outra questão que damos atenção especial no início do governo é para prevenção de acidentes naturais nesse período de chuva, que demanda planejamento, montagem de infraestrutura e equipe própria para mitigar efeitos do período chuvoso que lá tem consequências preocupantes”, explicou o novo prefeito.
De Brasília
Márcia Xavier