Casos de homofobia crescem 20%; Bahia é o 3º estado que mais mata

“Quem a homofobia matou hoje?” é o nome de um blog que Luiz Mott, antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), mantém na internet para denunciar casos de homofobia no Brasil. Com a ferramenta, Mott monitora, atualiza e divulga todos os casos de assassinatos de homossexuais.

A partir do relatório, é possível perceber um aumento de 20% no número de homicídios causados por homofobia. Em 2011, eram 266 casos e, em 2012 (até dezembro), 318 registros foram feitos (173 gays; 125 travestis; 18 lésbicas e 1 heterossexual).

Os números de 2012 representam 1 assassinato a cada 26 horas, quando em 2011 era 1 por 33 horas. A Bahia é o terceiro estado em mortes, com 29. São Paulo aparece em primeiro, com 42, e Pernambuco é o segundo, com 33.

“Isso comprova que a esperança de vida dos LGBT´s está cada vez mais ameaçada por falta de políticas públicas eficazes. É vital a liberação do kit homofobia e aprovação da equiparação da homofobia ao crime de racismo”, defende Luiz Mott.

No blog, além do acompanhamento dos casos, o antropólogo também disponibiliza artigos, vídeos, leis e indicações de livros sobre homofobia. O endereço da página é http://homofobiamata.wordpress.com.

De Salvador,

Erikson Walla