Morre ex-deputado José Vicente Brizola

Morreu hoje (28), aos 61 anos, o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61 anos, pai do ministro do Trabalho, Brizola Neto. Filho mais velho do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel Brizola, José Vicente era sobrinho do ex-presidente João Goulart. Ele estava internado desde o dia 13 no Hospital Miguel Couto, zona sul do Rio, com um quadro hemorrágico.

José Vicente Brizola nasceu em Porto Alegre e foi eleito para a Câmara dos Deputados em 1990, pelo PDT do Rio de Janeiro, cargo no qual permaneceu até 1995. Ele também é pai da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola e do vereador pelo município do Rio de Janeiro Leonel Brizola Neto.

O ministro Brizola Neto está no Rio, onde participa do velório desde as 18 horas, no Hospital Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da cidade. Amanhã (29), no mesmo local, o corpo do ex-deputado será cremado.

A deputada estadual do Rio Grande do Sul, Juliana Brizola (PDT), filha de José Vicente, esteve no velório e ressaltou o lado artístico do pai, que era músico e acabou entrando na política por influência da família. “Meu pai nasceu em uma família de políticos, mas na verdade era músico. Essa era a grande paixão da vida dele”, disse Juliana.

O vereador do Rio, Leonel Brizola Neto (PDT), ressaltou que o pai sofreu muito durante o período da ditadura militar, quando o avô Leonel Brizola foi obrigado a se exilar, para escapar da perseguição dos militares que tomaram o poder no país. “Meu pai sofreu as agruras de uma ditadura militar duríssima, que machucou muito a família. Ele viu toda a perseguição ao pai dele, que não podia voltar ao próprio país, o que deixou cicatrizes para a sempre”, destacou o vereador.

O corpo do ex-deputado José Vicente será cremado e as cinzas levadas para o mausoléu da família Goulart, em São Borja (RS), onde também estão sepultados o ex-presidente João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola. Entre as inúmeras coroas de flores colocadas à entrada do velório, estava uma enviada pela presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: Agência Brasil

Matéria alterada às 17h53m para acréscimo de informações