Ministro promete que Espanha voltará a criar empregos em 2013

Ministro da Economia, Luis de Guindos espera que país tenha crescimento positivo a partir do terceiro trimestre deste ano.

O ministro de Economia da Espanha, Luis de Guindos, afirmou nesta terça-feira (1º/1) que o país voltará a criar empregos até o final deste ano.

Em entrevista à emissora Cadena SER, o ministro lamentou a demora na implementação da reforma trabalhista, que, segundo ele, poderia ter evitado o desemprego de um milhão de espanhóis.

"Nenhum país teve a destruição do emprego como a Espanha, por isso nossa primeira prioridade foi a reforma trabalhista. Se tivéssemos aprovado essa medida há dois ou três anos, seriam um milhão a menos de desempregados no país", afirmou Guindos.

De acordo com o ministro, os dois primeiros trimestres de 2013 ainda apresentarão índices negativos, mas melhores que os três últimos meses do ano passado. "Esperamos taxas de crescimento positivas a partir do terceiro trimestre."

Apesar do otimismo do governo, estimativas indicam o aumento do desemprego na Espanha neste ano, que deverá atingir seis milhões de pessoas.

Com agências