Partido nacionalista basco Batasuna anuncia dissolução

Membros do partido disseram que queriam abrir o caminho para os independentistas da região que deverão agir "dentro do sistema".

O partido nacionalista basco Batasuna, dado pelo regime espanhol como "ala política" do grupo pró-independência ETA, anunciou nesta quinta-feira (3) a sua dissolução, durante uma entrevista em Bayonne, na região basca francesa.

O Batasuna, que fez o anúncio em entrevista coletiva em território francês, onde é legalizado, disse que queria abrir o caminho para os bascos operando dentro do sistema político. O regime espanhol baniu o partido em 2003 acusando-o de ser o braço político do ETA, o que sempre foi repudiado pela organização política.

"Temos que reconhecer que a fase política durante a qual criamos o Batasuna agora chegou ao fim. Com essa fase política agora terminada, parece que o tempo do Batasuna acabou", disse a repórteres o membro do partido Jean-Claude Aguerre.

"Vamos esperar o projeto de construção do Euskal Herria (o País Basco) pela via política frente aos Estados francês e espanhol, que são os opressores", disse Maite Goyenetxe, membro do Batasuna.

Em 2011, o ETA anunciou um fim a quatro décadas da opção pela violência pela independência. O voto separatista basco migrou para o partido pró-independência Bildu, que obteve 21 das 75 cadeiras no Parlamento basco na eleição de outubro.

Com agências