RS: Governo lança cartilha sobre acessibilidade

O Governo do Estado lança, na próxima segunda-feira (07), às 14 horas, no Palácio Piratini, a cartilha "Atitudes que Fazem a Diferença com Pessoas com Deficência". O evento contará com a participação do governador em exercício, Beto Grill.

O material didático foi desenvolvido e elaborado por técnicos da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). A publicação, em formato sucinto e de fácil entendimento, visa sensibilizar a população gaúcha no que tange à acessibilidade, promovendo a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Historicamente, as Pessoas com Deficiência (PcD) e as Pessoas com Altas Habilidades (PcAH) têm sido segregadas de seus direitos universais, bem como daqueles conquistados e garantidos em legislação. Tanto na esfera do Estado como na sociedade civil organizada, há necessidade de sensibilização para as questões específicas das PcD e PcAH, bem como a carência de informações sobre a realidade desse segmento.

O Governo do Estado, por meio da Faders, desenvolve e articula políticas e ações visando à promoção e concretização da equiparação de oportunidades e à afirmação dos direitos e conquistas dessa população. A cartilha apresenta parte do conjunto de dispositivos legais e de ações da Faders que dizem respeito à inclusão das PcD e PcAH na sociedade.

Fonte: Governo RS