Yalili reitera vontade do Irã em cooperações com AIEA

Em coletiva de imprensa, que ocorreu em Nova Deli, Yalili destacou a necessidade do desarmamento nuclear e impedir a expansão deste tipo de armas em todo o mundo.

Yalili Irã

O funcionário persa assegurou que a a República Islâmica do Irã defebde os direitos de todos os membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para utilizar a energia nuclear de maneira pacífica; de fato, continuou, os esforços ddo Irã neste campo se realizam em prol desta causa. 

De acordo com Yalili, o Irã não admite a violação das leis e normas internacionais; então, repudia a imposição de mais deveres e a limitação de direitos ao país persa.

Ao destacar a firme vontade da República Islâmica do Irã em suas cooperações com a AIEA, recordou que após várias inspeções, os relatórios da Agência descartam a existência de algum tipo de desvio no programa pacífico de energia nuclear do país.

Em alusão as conversas do Irã com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia mais Alemanha) Yalili anunciou o inicio de novos diálogos, mas não informou a data e o lugar exato do encontro.

Vale lembrar que, até a data, as duas partes mantiveram várias conversas para resolver o caso do programa de energia nuclear do Irã. Os Estados Unidos, junto a alguns de seus aliados acusam o Teerã de que seu programa nuclear tem uma dimensão bélica e sob tal pretexto impõem duras sanções contra o povo iraniano.

O governo do Teerã encara essas acusações e insiste que como membro da AIEA e signatário comprometido do Tratado de Não Proliferação (TNP), tem o direito legítimo de adquirir e desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos.

Fonte: HispanTv
Tradução da redação do Vermelho