Pequim e Xangai vão abolir necessidade de visto por 72 horas

Viajantes de 45 países podem agora ser beneficiados por uma política de permanência de até 72 horas sem a necessidade de visto em Pequim e Xangai, duas metrópoles da China. A medida pode atrair mais visitantes em trânsito e beneficiar setores como aviação civil e turismo.

A política de "trânsito sem visto" significa que turistas com destino a um terceiro país não precisam solicitar o visto chinês ao passar por Pequim ou Xangai por um período de até 72 horas.

A adoção da iniciativa facilita aos visitantes estrangeiros uma estada de mais tempo nestas cidades. Assim, podem aproveitar o tempo para realizar atividades comerciais e turísticas, entre outras.

Para atrair mais passageiros em trânsito na cidade, o Aeroporto Internacional de Pequim tem feito uma série de preparativos. O gerente-geral do local, Zhang Guanghui, afirmou:

"O aeroporto fez algumas melhorias do ambiente, de marcas e sinalizações, vendas a varejo e de passagens e postos alfandegários. Também cooperamos com a Administração de Turismo, que vai oferecer alguns pacotes para os viajantes estrangeiros em trânsito em Pequim.

Os pacotes incluem atividades de um dia só e de dois dias. Ou até de meio dia de viagem pela cidade. Estamos coordenando os trabalhos no setor. A Administração também fez muitos esforços."

Sendo o terminal aéreo com a maior movimentação de passageiros na China, o Aeroporto Internacional de Pequim tem enfrentado problemas de trânsito. Atualmente, o local está fazendo o possível para resolvê-los, a fim de oferecer mais conveniência aos viajantes internos e estrangeiros. Zhang Guanghui nos apresentou as medidas:

"Estamos cooperando com a Rádio de Pequim, a Comissão de Administração de Trânsito e as empresas de táxis. As empresas de táxi vão enviar funcionários ao Aeroporto. Uma vez que houver escassez, eles próprios vão chamar mais carros da própria empresa para buscar passageiros. Além disso, a Rádio de Trânsito de Pequim vai transmitir ao vivo as informações do Aeroporto. Também estamos tentando facilitar o trânsito de ônibus e metrô. Estamos negociando com as empresas de metrô para prolongar seu horário de operação. Queremos ainda que as empresas de ônibus aumentem o número de estações e veículos perto do Aeroporto."

Olhando ao redor do mundo, muitos aeroportos já adotaram a política de "trânsito sem visto", com permissão de permanência que varia entre um e sete dias. Alguns aeroportos possibilitam a permanência de até 30 dias sem a necessidade de pedir um visto.

Os aeroportos de Pudong e Hongqiao de Xangai também desejam aproveitar a política para promover o próprio desenvolvimento. O correspondente da Rádio Internacional da China em Xangai, Zhou Hong, apresentou os preparativos que os aeroportos já fizeram:

"As autoridades de inspeção alfandegária de Xangai estabeleceram zonas de inspeção exclusivas nos aeroportos de Pudong e Hongqiao para os passageiros estrangeiros que vão fazer trânsito aqui. Sem dúvida, esta política vai atrair mais viajantes de passagem por Xangai, o que poderá estimular o desenvolvimento do setor turístico. Tomando o Aeroporto de Pudong como exemplo, o número de passageiros que fazem trânsito tem batido recordes nos últimos anos. O aumento contínuo é atribuído à adoção das novas medidas. Vale notar que, em 2012, o Aeroporto de Pudong registrou uma movimentação de 44,8 milhões de passageiros, entre eles, mais de 21 milhões de estrangeiros. As políticas alfandegárias modestamente relaxadas podem injetar mais dinamismo ao Aeroporto."

Fonte: Rádio Internacional da China