Premiê turco é questionado por ajudar bandos armados na Síria

O Partido Republicano do Povo turco solicitou no parlamento uma explicação ao premiê Recep Tayyip Erdogan e ao chanceler Ahmet Davutoglu para a presença de oficiais desse país dando assistência aos bandos armados na Síria.

Lutfi Bidar, deputado da organização no legislativo apresentou uma nota de questionamento parlamentar, cujo conteúdo foi reproduzido neste sábado por meios de comunicação em Damasco.

O texto exige que Erdogan e Davutoglu esclareçam a função de oficiais turcos no conflito, por sua assistência ao autodenominado Exército Sírio Livre, assim como explicar notícias sobre a detenção de vários soldados do país euro-asiático na Síria.

"Várias informações confirmam a detenção de dois oficiais turcos de alto nível por parte das autoridades de Damasco, além de vários agentes de inteligência do nosso país", apontou a nota.

"Deve-se perguntar sobre como esses oficiais entraram na Síria, se estavam cooperando com a rede terrorista Al-Qaida e se as forças armadas turcas realizaram operações secretas no país vizinho", exigiu o documento.

Informações da imprensa demonstram que a Turquia, que compartilha fronteiras com a Síria, é um dos países da região que mais apoia os grupos de mercenários e bandos irregulares que combatem o governo do presidente Bashar al-Assad, em troca de ajuda financeira e logística, permitindo a passagem de mercenários para a nação árabe.

Fonte: Prensa Latina