Cuba: Fórum sobre 'equilíbrio do mundo' terá participação de 43 países

Cerca de 600 delegados de 43 países confirmaram a participação na 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, que ocorrerá de 28 a 30 de janeiro em Cuba, dedicada ao 160º aniversário do nascimento do Herói Nacional cubano, José Martí.

José Martí

Em coletiva de imprensa, o vice-presidente do Comitê Organizador, Héctor Hernández Pardo, considerou que a ampla participação é uma maneira de reivindicar o valor das ideias e o pensamento no mundo marcado pela crise econômica. 

A respeito, explicou que o fórum, se encaminha a reunir pessoas de diversas correntes do pensamento para intercambiar critérios sobre numerosas problemáticas e preocupações do mundo contemporâneo, da ótica do legado de Martí.

O também subdiretor geral do Escritório do Programa Martiano manifestou que o pensamento do Professor, assim o chamam em Cuba, tem cada vez maior ressonância em todo o mundo.

O exemplo disso são as 54 cátedras José Martí nas universidades de outros países, os 92 clubes martianos no mundo e a existência do Projeto José Martí de Solidariedade Mundial, patrocinado pela Unesco, com personalidades em seu conselho de direção como Ignacio Ramonet, Adolfo Pérez Esquivel e Frei Betto.

“Os três reconhecidos intelectuais são alguns dos participantes no encontro, ocasião na qual Betto receberá o Prêmio Internacional José Martí da Unesco em reconhecimento pela sua obra como escritor e seu ativismo social comprometido com a justiça”, disse Hernández Pardo.

Por sua vez, a diretora do Centro de Estudos Martianos, Ana Sánchez, se referiu ao programa acadêmico do fórum, que inclue oito conferencias, seis intervenções, duas mesas redondas e seis painéis, entre outras atividades. 

Nas conferências, Sánchez mencionou algumas como a do Frei Betto: José Martí e o equilíbrio do mundo; a do francês Ignacio Ramonet: "De José Martí ao Facebook. A presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, fará uma intervenção sobre os esforços da humanidade pela paz mundial.

O editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, também confirmou presença no evento, ele irá expor sobre os problemas atuais da humanidade. Entre outros assuntos também será abordado o caso dos cinco antiterroristas cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos, por seguir grupos terroristas que preparam ações violentas contra Cuba. 

Entre as atividades também estão programados espaços culturais com a participação da população, declarou o vice-presidente da Sociedade Cultural José Martí, Erasmo Lazcano.

Com Prensa Latina