Seminário internacional debate direitos humanos e jornalismo 

Especialistas em violações dos Direitos Humanos e Jornalismo estarão em Porto Alegre (RS) para os debates do Seminário Internacional de Direitos Humanos e Jornalismo, promovido pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe, nos dias 18 e 19 de janeiro. A instalação da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros está prevista para a abertura do evento.

Palestrantes de vários países, como Argentina, Brasil e Panamá, já confirmaram presença no evento. O último nome a acertar participação foi o delegado Protógenes Queiroz, deputado federal pelo PCdoB de São Paulo, e outros ainda estão por confirmar. "Teremos representantes do Itamaraty, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outras autoridades", diz Celso Schröder, presidente da Fenaj.

Segundo ele, a ideia é fazer um grande debate sobre a situação da violência contra os jornalistas na América Latina, da mais extrema às sutilezas do dia a dia. "Vamos fazer um levantamento da realidade contemporânea para produzir mecanismos de combate à violência. O nexo será com as violências históricas no Brasil, principalmente", aponta.

Da Redação em Brasília