Eron tomou posse na Câmara dos Deputados

A Amazônia ganhou mais representatividade, nessa sexta (11), no Congresso Nacional. Não houve aumento de vagas nas duas Casas Legislativas de âmbito federal para os estados da região, mas um dos seus mais qualificados defensores tomou posse na Câmara dos Deputados. O ex-deputado estadual e secretário de estado da produção rural, Eron Bezerra (PCdoB), assumiu a vaga que estava aberta após a licença de Pauderney Avelino (DEM).

Posse de Eron
O direito ao cargo foi conquistado na eleição de 2010. Com 80.500 votos obtidos, Eron se tornou o segundo suplente da coligação que elegeu seis das oito vagas em disputa. Com o primeiro suplente Luiz Fernando (PSD) tendo assumido o assento deixado por Rebeca Garcia (PP), o comunista se tornou o sucessor imediato da vaga de Avelino, que renunciou para se tornar secretário municipal de educação em Manaus.

Com cerca de 40 anos de atuação política – somada a participação nos movimentos sociais, no parlamento e no executivo -, Bezerra tornou-se uma das maiores referências das causas populares e amazônicas no estado. Ao integrar o time de 513 deputados federais do país, reforça o coro pela ampliação dos direitos sociais no Brasil e pelo desenvolvimento econômico do Amazonas, com o fortalecimento da Zona Franca de Manaus e com a exploração sustentável das riquezas naturais da região.

Desde 2007, Eron protagoniza as principais ações pelo desenvolvimento de outra matriz econômica do estado. À frente da Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), implantou, em Maraã, a fábrica do Bacalhau da Amazônia, que gera mais emprego e renda naquele município. Ao longo desse tempo, inúmeras agroindústrias, casas populares na zona rural, feiras de produtores, recuperação de vicinais, etc., foram realizadas no estado.

No ato de posse, Eron estava acompanhado da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e foi recebido pela vice-presidente da Câmara dos Deputados Rose de Freitas (PMDB-ES).

De Manaus,
Anderson Bahia