Ministro se reúne com Haddad e Nádia para falar sobre a Copa 2014

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou nesta sexta-feira (11) a Prefeitura de São Paulo. No encontro com o prefeito Fernando Haddad, a vice-prefeita Nádia Campeão e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, o ministro discutiu os preparativos da Copa do Mundo FIFA 2014.

“Tenho o maior orgulho de a Copa do Mundo de futebol ser realizada no Brasil e ter sua abertura na cidade de São Paulo”, disse Aldo Rebelo. “Esta metrópole abriga uma grande quantidade de indústrias, com uma área relevante de serviços, e, por isso já está habituada aos grandes desafios. Com muito trabalho, tenho certeza de que vamos fazer uma Copa grande como a cidade de São Paulo, do jeito que todo brasileiro espera.”

Após o encontro, Aldo Rebelo atendeu a imprensa. Confira os principais trechos das respostas do ministro aos jornalistas:

Desafio mútuo com São Paulo

O Ministério do Esporte e a Prefeitura de São Paulo têm um grande desafio: constituir a participação da cidade na Copa e nas Olimpíadas. A Copa tem seu principal momento, a abertura, em São Paulo. Temos um programa de nacionalização da Copa que consiste em tirar das cidades e dos estados o que de melhor eles podem oferecer e construir um legado, uma herança que fique para o pós-Copa. Nós vamos elaborar, de comum acordo, um planejamento para um projeto que é São Paulo na Copa e nas Olimpíadas.

Andamento das obras

O Ministério do Esporte acompanha dia a dia, semana a semana, mês a mês, todas as obras relacionadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas. De forma mais imediata, à Copa das Confederações. De todas as obras para a Copa do Mundo, 81% estão concluídas ou em andamento. Dos estádios da Copa das Confederações, entregamos dois em dezembro e pretendemos entregar mais quatro em abril. Dos seis estádios restantes para completar os 12 da Copa de 2014, pretendemos ter todos os 12 entregues até dezembro de 2013.

Obras em aeroportos

As intervenções em aeroportos estão em andamento. Algumas já foram entregues. As obras de infraestrutura aeroportuária, que qualificam o aeroporto para pousos e decolagens, serão entregues sem problemas. Teremos no Brasil, em 2014, quase que o dobro da capacidade nos aeroportos em relação à demanda projetada para a época. O problema hoje não é na infraestrutura, mas na operação dos aeroportos.

No tempo necessário para se tirar o bilhete, para se despachar e receber a bagagem, nas filas para a operação que o passageiro precisa fazer. Esses problemas não precisam esperar 2014. Precisam de enfrentamento imediato. Parte dessa responsabilidade é do setor privado, das companhias aéreas, parte é das concessionárias que assumiram alguns aeroportos e parte é do poder público, da Infraero, da Anac. O ministro responsável por essa área está trabalhando, foi feito um calendário de visitas a todos os aeroportos da Copa para que esses problemas sejam enfrentados e resolvidos.

Intervenções de mobilidade urbana

Algumas obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, metrô, VLT, BRT, acesso aos estádios, aos aeroportos, já foram concluídas. A alça de acesso ao Mineirão é um exemplo. Outras obras estão em curso. Creio que não teremos, desse ponto de vista, problema para a Copa do Mundo nem para a Copa das Confederações.

Expectativa para o Mundial

Eu acho que a Copa será tranquila. Será uma grande festa dentro de nossas possibilidades. Não posso garantir e nem o Brasil terá a mesma infraestrutura da Alemanha, da Inglaterra ou dos Estados Unidos. Ninguém vai cobrar isso do Brasil. Nós teremos uma infraestrutura compatível com o nosso nível de desenvolvimento. Nós, no entanto, com essa estrutura, temos todas as condições de sediar uma Copa de acordo com a expectativa do mundo e do Brasil. Nós já fazemos grandes eventos. O Brasil já está habituado a grandes eventos desde o desembarque da Família Real no Brasil em 1808. O Brasil faz todo ano, em Salvador, no Rio de Janeiro e em Recife, um evento de grande relevância, com presença de turistas superior aos que virão para a Copa do Mundo: o carnaval. Realizamos com a estrutura de hoje, que será melhorada para 2014. O Brasil vai mostrar o que tem de melhor na Copa, principalmente o seu futebol.

Fonte: Portal da Copa