Feministas protestam durante oração do Papa Bento 16

O grupo feminista Femen realizou um protesto na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano, enquanto o Papa Bento 16 fazia a tradicional benção dominical da oração do Ângelus da janela de seu apartamento. 

Relatos contam que quando o Papa apareceu em sua janela para a oração, elas começaram a se despir, e em segundos mostraram os seios no meio dos fiéis, na Praça São Pedro.

As feministas exibiam  a expressão "Calem-se" e 

no peito e nas costas "Em gays confiamos" ('In gay we trust') uma alusão a 'In god we trust' (Em Deus confiamos, lema oficial dos Estados Unidos). A ação durou apenas alguns minutos, mas o suficiente para causar espanto entre os fiéis. Imediatamente policiais as abordaram e elas foram rapidamente detidas.

O Femen é conhecido desde 2010 por suas ações de 'topless', principalmente na Rússia, Ucrânia e Inglaterra, mas já espalham para outros países. Em setembro, elas criaram em Paris "o primeiro centro de treinamento" do "novo feminismo". Essas feministas defendem também a democracia e o combate à corrupção.

No Brasil

Na noite de terça-feira (8), quando a 13ª edição do reality show Big Brother Brasil estava prestes a estrear, três feministas do Femen Brazil realizaram um protesto contra o programa no shopping Santana, zona norte de São Paulo. 

Com os seios à mostra, elas exibiam mensagens de protestos escritas em seus corpos. Entre as frases estava “Acorda povo”. O grupo explica que o ato teve o propósito de lutar contra a alienação e destaca que mais importante que criar um “zoológico humano” é preocupar-se com os graves problemas sociais que o Brasil enfrenta.

O protesto das garotas foi rapidamente interceptado pelos seguranças do shopping, que imediatamente as agarraram pelo pescoço, cobriram seus rostos e as levaram para uma sala fechada. As feministas permaneceram trancadas cerca de uma hora e depois foram levadas à 72º delegacia policial, localizada na zona norte, onde foram acusadas de ato obsceno.

Com agências