Secretaria de Mulheres do PCdoB-POA discute agenda para 2013

Aconteceu na noite da sexta-feira dia 11 de janeiro, uma reunião das mulheres do PCdoB/Porto Alegre. Dialogaram sobre a atuação das mulheres à luz da corrente emancipacionista nos movimentos sociais, e o papel das comunistas no Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Reunião mulhres pcdob/poa - Divulgação

A secretária de Mulheres Silvana Conti saudou in memória a gaúcha Loreta Valadares que é uma das referências de mulheres marxistas que nos coloca um grande desafio: “Quando eu me for (se eu me for) vão até onde não fui” (LORETA VALADARES, 2007).

Afirma que Loreta, entendia que a opressão de classe interliga-se com a opressão de gênero, coincidindo historicamente e se desenvolvendo entrelaçadas no decorrer da história. A elas, entrelaça-se a opressão de raça. Também defendia a luta por uma sociedade radicalmente nova, sem discriminação de sexo/gênero, raça e classe.

Destacou também a importância que o partido dá aos movimentos sociais e faz referência a Renato Rabelo quando diz que, “o impulso e o deslanche para o novo projeto nacional de desenvolvimento depende, em grande medida, da ampliação da consciência pela mudança, da elevação do nível organizativo e da mobilização ampla e unitária do movimento social”.

Nesta intenção de avançarmos na construção do 13º Congresso do PCdoB que será em 2013, avaliamos que é fundamental a unidade dos(as) comunistas, independente da frente que atuem. A construção desta unidade na diversidade depende de cada uma de nós.

Destacou um dos itens do capítulo V das resoluções do 12º Congresso, que aponta o objetivo essencial do Programa Socialista para o Brasil que é:

“Alcançar a etapa de transição do capitalismo ao socialismo nas condições do Brasil e do mundo contemporâneo, neste sentido, o papel do avanço da emancipação das mulheres é uma condição para o progresso social. No Brasil, as mulheres têm papel fundamental na organização da vida social. É necessário aproveitar esse imenso potencial, relativamente adormecido, mas que sustenta a acumulação capitalista, para canalizar suas energias plenas no desenvolvimento do país. A emancipação das mulheres é obra da luta em primeiro lugar delas próprias. Entretanto, a luta pela transformação nas relações entre gêneros e pela igualdade de direitos, na lei e na vida, pelo reconhecimento do papel das mulheres em pé de igualdade com os homens, é obra que requer o empenho do conjunto da sociedade.”

“A luta contra a opressão da mulher tem sido objeto de elaboração partidária desde o seu II Congresso, em 1925. Esta preocupação é retomada e se intensifica principalmente após sua legalização.”

A Secretaria Nacional de Mulheres tem cumprido um papel fundamental nesta caminhada. Temos também o Fórum Permanente sobre a Emancipação da Mulher que joga um papel fundamental nos orientando em nossas elaborações teóricas, na formação de quadros, na luta institucional e nos movimentos sociais.

Segundo o documento da II Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher realizada em Maio de 2012, um dos nossos desafios é: “ A estimulação e a participação das comunistas na entidade da corrente emancipacionista. Para o PCdoB, a UBM é um importante espaço de atuação no desenvolvimento da luta das mulheres. É imperativo que se destaque mais comunistas para atuar na UBM como tarefa prioritária. Este é um movimento que tem como á política.

A camarada Ana Carolina Barbosa, do Fórum Nacional Permanente pela emancipação da Mulher, fez uma valiosa apresentação das resoluções da II Conferência Nacional sobre a emancipação da Mulher, e após este aporte teórico dialogaram sobre a necessidade de aprofundarem a formação usando o 5% do fundo partidário, e assim terem uma atuação cada vez mais combativa e qualificada nos movimentos sociais, pleitos eleitorais e em suas atuações em todos os espaços da sociedade.

Dentro da agenda política deram destaque a participação no Fórum Social Mundial Temático que acontecerá em Porto Alegre de 26 a 31 de Janeiro de 2013.

A coordenadora da UBM de Porto Alegre, Fabiane Dutra, destacou a importância da participação de todas na mesa que acontecerá dia 27 de janeiro, às 14h: As mulheres e o Projeto Nacional de Desenvolvimento com Sustentabilidade Ambiental.

A UBM Porto Alegre está organizando esta atividade que terá como convidadas, a Ministra do Meio Ambiente, a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, a coordenação nacional da UBM, a Central dos Movimentos Sociais, a CONAM, a Itaipu Binacional e a vereadora Jussara Cony.
Esta mesa acontecerá na Fecosul. Rua dos Andradas, 943.

Ficou agendado para dia 02 de fevereiro, às 14h um Seminário das Mulheres do PCdoB, para fazerem um planejamento estratégico das ações para o ano de 2013.

Fonte: Secretaria de mulheres PCdoB/Porto Alegre