Presidente sul-africano vai a Angola fortalecer relações

O presidente de África do Sul, Jacob Zuma, chegou nesta quarta-feira (16)  a Luanda para examinar com seu homólogo angolenho, José Eduardo dos Santos, as relações de cooperação existentes entre ambos países africanos.

Os dois estadistas, além de examinar acordos rubricados em diversos domínios, também abordarão questões do âmbito internacional, como detalhou uma nota do Ministério de Relações Exteriores de Angola.

As relações entre Angola e África do Sul são excelentes, afirmou em declarações à imprensa o secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto.

Ambos mandatários se empenham em reforçar e fazer mais sólidos esses vínculos, particularmente no domínio econômico.

Na opinião de Augusto, a África do Sul, primeira economia industrializada do continente africano, poderia desempenhar um papel muito importante na recuperação das infra-estruturas econômicas da Angola.

O país é considerado por autoridades sul-africanas um sócio estratégico, dado o desenvolvimento atingido por este território do sudoeste da África em setores como a mineração, construção, petróleo, gás, bancos e hotelería e turismo, entre outros.

Com o fim de impulsionar os investimentos, em setembro ocorreu, em Luanda, o Fórum empresarial Angola-África do Sul, no que participaram 83 empresas do país da África Austral.

Durante 2012, o governante Zuma efetuou três visitas a Angola. A última foi o 31 de maio, quando participou em uma Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte: Prensa Latina