Chico Lopes e Prefeitura buscam soluções para Parque Parreão

A luta é antiga. Há mais de 10 anos, os moradores do bairro de Fátima esperam por reformas no Parque Parreão. A área verde, localizada ao lado do Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, entre as avenidas Eduardo Girão e Borges de Melo, está longe de ser um espaço de lazer para a comunidade.

Ao longo de quase um quilômetro de extensão, são inúmeros os problemas: além do piso deteriorado, o mau cheiro e a insegurança são apontados pelos moradores como prioridades. No projeto inicial também havia três pontes que davam acesso às outras margens do canal que corta o parque. Danificadas, os moradores improvisaram tábuas de madeira sem nenhuma segurança para fazer a travessia. São incontáveis os casos de quedas, acidentes, assaltos e usuários de drogas na região.

Tentado solucionar o problema, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), morador da região e usuário do parque, intermediou junto a uma comissão de moradores dos condomínios vizinhos e a Secretaria Executiva Regional IV uma visita ao local. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (17/01), com a presença do titular da pasta, Antônio Airton Mourão, e frequentadores do parque.

A comitiva percorreu toda a extensão do Parreão. O contato com a natureza acaba sendo secundário diante de tanta carência no local. A sensação é de abandono não só na estrutura física, mas também na questão de segurança.

Após constatar as carências do local, o secretário se reuniu com os moradores para ouvir suas demandas e encontrar meios para solucionar as pendências. “Este é o retrato da última administração”, constatou seu Nobre. “É preciso dar vida a este local”, comentou dona Socorro. Já seu Roberto destacou a proximidade com o terminal rodoviário. “Melhorar este espaço não será um benefício só para quem mora por aqui, mas para todos os turistas que também visitam nossa cidade”, alertou.

Encaminhamentos

O novo secretário da SER IV, responsável pela área, informou que no ano passado, ainda na vigência da gestão anterior, foi feita uma licitação conjunta envolvendo todas as Secretarias Regionais, onde cada uma sugeriu locais públicos para reforma e manutenção. Dentro deste pacote estava o Parque Parreão, contemplando a construção das três pontes e a troca de todo o piso. Segundo Mourão, a próxima ação será saber qual andamento foi dado a esta licitação, resgatá-la e agilizar sua execução. “Caso o projeto já esteja licitado, iremos acelerar para que a obra seja iniciada. Caso tenha dado algum problema neste processo, nosso objetivo será reiniciar o trabalho”.

Solícito, o secretário se comprometeu com a comissão de moradores de se empenhar neste caso. Ele ratificou ainda que já conversou com o chefe da Infraestrura da Regional e até com o vice-prefeito. “Vou me empenhar pessoalmente neste projeto. O objetivo desta gestão é, cada vez mais, nos aproximar do povo, conhecer suas demandas e anseios”.

Outro encaminhamento foi a criação de uma comissão para visitar empresários da região com quem o grupo possa estabelecer uma parceria público-privada para a manutenção da área depois que ela for reformada.

De Fortaleza,
Carolina Campos