Quadra chuvosa 2013: Habitafor garante locação social

No início desta semana, o prefeito Roberto Cláudio reuniu os secretários das regionais de Fortaleza, técnicos da Defesa Civil e a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes (PCdoB), para discutir o plano para a quadra chuvosa este ano, que deverá ser lançado na próxima sexta-feira (18/01). Limpeza urbana e áreas de risco foram temas debatidos durante o encontro.

Desde a semana passada, a gestão municipal iniciou uma força tarefa para garantir que as chuvas não causem transtornos na Cidade, com a desobstrução de “bocas de lobo” e limpeza dos canais. Para fortalecer o trabalho das células governamentais, também será lançado o Comitê da Quadra Chuvosa, que terá como objetivo garantir a execução dos trabalhos durante o período.

Papel da Habitafor

A presidente da Fundação, Eliana Gomes, salientou que uma das medidas que a Fundação irá tomar é a de garantir a Locação Social. De acordo com Eliana, o levantamento das famílias que recebem o benefício já está sendo realizado pela Coordenação do Serviço Social da Habitafor e os beneficiados deverão ser convocados para um recadastramento, analisando a situação do processo de cada um. “Vamos minimizar os efeitos que as chuvas causam na vida das famílias de baixa renda, através do Locação Social, e assim alocar as pessoas de forma digna”, afirmou.

Locação Social

A Lei da Locação Social foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza, em 2010, tendo como autora, a ex-vereadora Eliana Gomes (PCdoB), atual titular da Habitafor. O Programa é destinado a promoção de moradia provisória para famílias em situação vulnerável. Atualmente é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome de Fortaleza (ex-SEMAS) e Habitafor. Podem ter acesso ao Programa, vítimas de catástrofes, pessoas em situação de risco como violação aos direitos humanos, exploração e abuso sexual. No relatório repassado pela gestão anterior, atualmente, cerca de 500 famílias são beneficiadas com a Locação Social e o prazo de vigência é de um ano.

Fonte: Assessoria Eliana Gomes (PCdoB)