Em abertura do Coneb, UNE cria Comissão da Verdade Estudantil

"Pela verdade, pela justiça". Essas serão as palavras de ordem defendidas pelo movimento estudantil durante o lançamento da Comissão da Verdade Estudantil, que compõe as atividades de abertura do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorre nesta sexta-feira (18), em Recife, Pernambuco.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

De acordo com informações da UNE, a Comissão terá como objetivo de investigar, apurar e esclarecer os casos de morte ou desaparecimentos de estudantes e dirigentes da entidade, durante a ditadura (1964-1985). A entidade informou que pelo menos 46 diretores da UNE, além de muitos estudantes, estão entre os mortos e desaparecidos do período.


Fonte: UNE

Direto de Recife, em entrevista à Rádio Vermelho, Pedro Fonteles falou sobre as expectativas do evento e a intensa mobilização dos estudantes tanto para o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) como para a 8ª Bienal da UNE.

"Foram mobilizados mais de 3.400 centros acadêmicos, entidades de base e grêmios estudantis para debater no fundamental e Educação no Brasil, o projeto da reforma universitária da UNE. Reconhecemos que tivemos grandes avanços, mas existem ainda muitos gargalos a serem vencidos e a UNE está comprometida com esta luta", externo Pedro.

Foto: Pedro Fonteles
Comissão da Verdade Estudantil

Em entrevista, o presidente da entidade, Daniel Iliescu, explicou que a Comissão terá como finalidade aprofundar as investigações sobre os militantes estudantis desaparecidos, torturados e assassinados, além de contribuir com as envestigações da Comissão Nacional da Verdade.

“Queremos complementar a Comissão da Verdade com os nossos trabalhos, de forma que a nossa investigação seja anexada ao trabalho dela. Teremos um ano e três meses para investigar casos de assassinato e desaparecimento envolvendo não só as lideranças estudantis, mas também estudantes anônimos, que não foram demandados em registros históricos. E com isso exigir do Estado brasileiro o reconhecimento de sua responsabilidade sobre os casos”, afirmou Iliescu.

Pedro Fonteles explica que o debate em torno da luta pela verdade do que ocorreu durante o período militar ganhou força nos últimos anos e a Comissão da Verdade Estudantil é criada para somar nesta luta. “Entendemos o debate de luta pela verdade como um debate civilizacional de dimensão democrática. Nossa luta é pelo resgate dos fatos e pela preservação da memória nacional”, pontuou.

14º Coneb

O 14º Coneb terá debates sobre diversos temas, seminários e atividades culturais. No evento os estudantes discutem a pauta de reivindicações de que tratarão durante o ano. A pauta desta vez é a construção de uma agenda comum de lutas e a unificação dos diferentes movimentos de juventude no país. Entre os temas em discussão, estão a reforma política, o fim da violência contra a juventude negra , a destinação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, melhores condições de trabalho e a democratização dos meios de comunicação. A programação completa pode ser acessada no site da UNE.

8ª Bienal

A 8ª Bienal da UNE ocorrerá m Recife e Olinda, entre os dias 22 e 26 de janeiro. A Bienal é o maior festival estudantil da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país com atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão.

O evento é um reflexo da atual produção nas universidades do país. Em sua oitava edição,o evento traz neste ano o tema "A Volta da Asa Branca", em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, celebrado no último dia 13 de dezembro.

Ouça íntegra na Rádio Vermelho da entrevista com Pedro Fonteles: