Jogos de futebol são suspensos no Uruguai para conter violência

Nos próximos 10 dias não haverá partidas de futebol no Uruguai. A proibição tem início nesta sexta-feira (18) e é uma decisão do presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Sebastian Bauza, que anunciou a medida depois do incidente no final do "clássico" de quarta-feira (16) entre os arquirrivais Peñarol e Nacional, no estádio Centenário, quando o goleiro Jorge Bava, do Nacional, socou um policial e foi preso.

Peñarol Nacional

"Concordamos (com o Ministério do Interior) que temos de tomar decisões e enviar sinais de que há limites que devem ser respeitados", disse Bauza, em uma coletiva de imprensa.

Um jovem foi hospitalizado após receber um tiro durante uma briga entre gangues de torcidas rivais em uma rua perto do Centenário, em Montevidéu, antes da mesma partida.

"As ações que aconteceram fora e dentro do estádio Centenário não devem se repetir", disse Bauza ao anunciar a proibição.

Confusão

Os Policiais responsáveis pela segurança do Estádio entraram em campo para proteger o árbitro de reclamações dos jogadores do Nacional depois do apito final da partida.

O Peñarol marcou o único gol da partida e, perto do fim do segundo tempo, o Nacional pediu pênalti em um lance, mas o árbitro não apitou. Terminada a partida, os jogadores foram reclamar com o juiz e no tumulto, o goleiro Jorge Bava lhe deu um soco em um policial, que ficou caído no chão durante vários minutos.

O goleiro, que passou a noite na cadeia, foi libertado na quinta-feira (17), depois de fazer uma declaração ao lado de testemunhas e ter se desculpado por suas ações. Ele alegou ter revidado depois de ser atingido por escudos e cassetetes policiais.

Devido à proibição, o Peñarol não poderá jogar a final de um torneio amistoso de verão contra o Atlético Tucuman, da segunda divisão argentina, que estava programada para este sábado (19).

Com informações da Reuters