Movimento de Mulheres abre o Carnaval de Brasília neste domingo

Brasília terá um carnaval diferente em 2013. A Passarela da Alegria, palco dos desfiles das escolas de samba, será montada no Eixo Monumental, área central da cidade, atendendo reivindicação antiga das agremiações carnavalescas. Nos últimos oito anos, a festa foi realizada em Ceilândia, no entorno de Brasília. Mas o Carnaval já começa neste domingo (20) com a apresentação do Bloco das Perseguidas, extensão da Marcha das Vadias, organizado pelo movimento de mulheres do Distrito Federal.

Segundo Luciana Soares, da União Brasileira de Mulheres (UBM), que participa do bloco, “chegou o momento da nossa luta se estender à maior folia do planeta! É carnaval e o bloco das que sobreviveram vai passar… muitas se foram… mas enquanto tivermos vivas vamos botar muito caldeirão pra ferver, pintar, fantasiar, cantar, tocar e sambar! Livres e muito felizes! Este é o bloco da emancipação das foliãs”, diz alegre, como requer o clima da festa, ao convidar as mulheres brasilienses para a festa.

Ela explica ainda que “o nome do bloco é em resposta ao ataque misógino à quadra da 201 Norte – território feminista há sete anos… – no qual foram colados insultos às militantes feministas da capital. E como nosso samba reza: mexeu com uma/ mexeu com todas”, alerta.

“Soltem suas fantasias ! O imaginário, o corpo, a cidade e o carnaval são nossos”, avisa, anuncinado que a Concentração do Bloco das Perseguidas começas 14 horas na pracinha da 201 Norte, com produção de cartazes, escolha do Rei do Carnaval – uma mulher – e a rainha do Carnaval – um homem – batuque da bateria, lavagem da praça e sorteio de brindes para quem for fantasiado.

No Domingo de Carnaval – 10 de fevereiro – o Bloco das Perseguidas se unirá ao histórico bloco Pacotão e desfilarão juntos no trajeto do Pacotão.

Pré-carnaval

O carnaval de Brasília não se resume aos desfiles de escolas de samba e blocos de enredo. A programação também inclui eventos no Gran Folia, na Esplanada dos Ministérios, e a passagem dos blocos de rua por vários locais do Plano Piloto.

Entre as atrações estão bandas e grupos musicais, DJs e blocos tradicionais como Galinho de Brasília, Pacotão, Mamãe Taguá, Baratinha, Baratona, Àsé Dúdú, Raparigueiros e Meninos de Ceilândia. "Sempre há o estímulo aos blocos tradicionais, com a preparação de uma festa de paz, tranquilidade e conforto em espaços como as entrequadras, as avenidas da W3, o eixão e o Parque da Cidade", cita o secretário de Cultura.

O presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, Jean de Sousa, acredita que o público será maior em 2013. "Em 2012, reunimos mais de 200 mil pessoas durante toda a festa dos blocos de rua. Este ano, esperamos chegar a 300 mil", revela.

Carnaval da capital

O carnaval na capital federal ocorrerá de 9 a 12 de fevereiro e contará com seis escolas de samba do Grupo Especial e 10 do Grupo de Acesso, além de quatro Blocos de Enredo. Para garantir uma folia animada na capital, o Governo do Distrito Federal determinou o pagamento antecipado da maior parte dos contratos. O valor destinado à preparação dos desfiles totaliza R$5,6 milhões – em 2012, o aporte foi de R$5,2 milhões.

De acordo com o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a decisão é resultado do diálogo entre o governo e os envolvidos na realização da festa, estabelecido por determinação do governador Agnelo Queiroz logo que assumiu a gestão.

Em dezembro de 2011, o Executivo aprovou, na Câmara Legislativa, o Projeto de Lei conhecido como Lei do Carnaval, a norma dá mais segurança jurídica à realização da festa em Brasília. Essa era uma luta de mais de 30 anos dos sambistas do DF e um compromisso de campanha do governador. Com as mudanças, que incluem o repasse antecipado de recursos, a folia ganha mais profissionalismo e impulsiona a economia local, atraindo turistas.

"Nossa intenção é fazer um carnaval organizado, para que a festa seja compreendida, além dos quatro dias de folia, como uma política pública de desenvolvimento social, econômico e cultural", destaca Hamilton Pereira.

A volta dos desfiles carnavalescos para o Eixo Monumental vai facilitar o acesso de grande parte das escolas de samba e também dos foliões. O público esperado é de 50 mil pessoas. Para dar mais significado ao evento, o governo determinou a escolha de temáticas para o carnaval em Brasília. Em 2011, o lema foi "Paz". Já em 2012, "Cidadania" deu nome à festa. O deste ano ainda não foi definido.

Da Redação em Brasília
Com agências