Cresce número de migrantes expulsos da França

As expulsões de ilegais continuam seu ritmo ascendente na França, onde só no ano passado foram deportados 36,8 mil migrantes, segundo dados publicados em Paris, nesta terça (22).

Em 2012 o número de pessoas não legalizadas devolvidas a seus países aumentou 11,9 por cento com respeito ao 2011, quando se reportaram 32,9 mil casos, assegurou o jornal Liberación.

O ministro do Interior Manuel Valls anunciou em novembro passado uma nova circular para harmonizar os trâmites dos imigrantes, mas advertiu que em nenhum caso seriam aceitadas regularizações em massa.

Nesta semana o Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos reclamou ao governo uma moratória nas expulsões dos cidadãos malineses que se encontram em Paris sem residência.

Segundo o agrupamento, a França tem uma responsabilidade com sua antiga colônia, para onde foram deslocados dois mil soldados franceses para bloquear o avanço dos grupos islamistas armados.

Na atualidade, estima-se que cerca de 400 mil pessoas carecem da documentação legal neste país.

Durante o Exame Periódico Universal da França no Conselho de Direitos Humanos, uma das recomendações às autoridades foi garantir as prerrogativas das minorias, especialmente dos ciganos, afetados pelo desmantelamento de acampamentos e as deportações.

Fonte: Prensa Latina