Com direito a Internacional, São Paulo homenageia Niemeyer

 Oscar Niemeyer (1907-2012), recebeu homenagem póstuma por sua visão de vida e obras arquitetônicas através da Medalha Anchieta, cerimônia realizada pela Prefeitura de São Paulo no aniversário de 459 anos da cidade. Vera Lúcia Niemeyer, viúva do arquiteto, recebeu a medalha.

niemeyer

Nas edições anteriores a cerimônia homenageou ex-presidentes da república, mas, segundo o prefeito Fernando Haddad, a Medalha Anchieta salientará “figuras das ciências e das artes”.

A abertura oficial da cerimônia foi feita pela vice-prefeita Nádia Campeão, que disse que o arquiteto “deixou um marco profundo” em São Paulo.

“[Ele] foi o arquiteto de todos os brasileiros, mas em São Paulo, Oscar Niemeyer enxergou a vibração humana e cultural que procura se manifestar a cada dia em todos os nossos espaços”, distinguiu Nádia.

Haddad fez questão de frisar os valores de Niemeyer e ressaltou a falta que o arquiteto “faz e fará ao mundo contemporâneo”.

“ Niemeyer nunca deixou de lado a fé que tinha no ser humano e na construção de uma sociedade mais justa”, lembrou o Prefeito.

O arquiteto e professor de projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo, Angelo Bucci, também discursou na homenagem e ressaltou que a entrega simbólica da Medalha no início da gestão de Fernando Haddad demonstra a mudança quanto aos projetos da prefeitura.

Em nome dos arquitetos, Bucci relatou que “é impressionante o que ele fez”. “A foto de Oscar Niemeyer junto a um menino é a ilustração de quem sabe de cor as obras dele. Todas as crianças são capazes de reconhecer a Catedral de Brasília ou do Palácio Alvorada”, metaforizou o arquiteto.

A homenagem contou uma apresentação de um vídeo falando sobre o arquiteto e com uma apresentação da Internacional em italiano cantada por Renato Braz.

Estavam presentes na cerimônia diversas lideranças políticas e religiosas, entre elas, Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, Dom Damaskinos Mansour, Arcebispo Metropolitano da Igreja Acatólica Apostólica Ortodoxa Antioquina, José Américo, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, senador Eduardo Suplicy, Alcides Amazonas, deputado estadual, Orlando Silva, vereador de São Paulo, Jamil Murad, vice-presidente do PCdoB de São Paulo e Wander Geraldo, presidente da legenda comunista no município.

Ana Flávia Marx, de São Paulo