Cuba avalia qualidade do serviço de Internet por cabo submarino 

Cuba anunciou nesta quinta-feira (24) que o sistema de telecomunicações ALBA-1, que vincula Cuba à Venezuela e à Jamaica mediante cabo submarino de fibra óptica, está operando desde agosto de 2012.

Segundo comunicado da Empresa de Telecomunicações de Cuba S.A., divulgado pelo diário Granma, a partir do último dia 10 de janeiro começaram a realizar testes de qualidade da Internet sobre dito sistema, utilizando fluxo real de e para Cuba, com o fim de normalizar esta via de comunicação.

De acordo com o comunicado, inicialmente, o sistema suporta trânsito de voz para telefonia internacional.  Quando estiver concluído o processo de provas, o início das operações do cabo submarino não significa que automaticamente se multiplicarão as possibilidades de acesso [à internet], esclarece a entidade.

Será necessário – indicou o texto – investir na infraestrutura interna de telecomunicações e aumentar os recursos em divisas, destinados a pagar o volume atual de Internet e a conseguir o crescimento paulatino do serviço, majoritariamente prestado de maneira gratuita e com objetivos sociais.

Fonte: Prensa Latina