Mais de cem mil cubanos já têm acesso à internet

Graças à parceria firmada entre Cuba e a Venezuela, mais de 100 mil cubanos já contam com acesso à internet após a abertura de 118 lan houses em todo o país. A maioria dos cidadãos cubanos teve acesso pela primeira vez à rede mundial que até então era restrito a hotéis e centros turísticos, como informou a empresa estatal Etecsa nesta quinta-feira (29).

Cuba estuda maneiras de aumentar o acesso de seus cidadãos às novas tecnologias em meio ao bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de 50 anos

“Do total, 60 mil utilizam os serviços de navegação internacional e o restante o correio internacional e a navegação nacional, nas salas habilitadas em todo o país”, disse Ana María Romero, funcionária da empresa.

As províncias de Havana, Matanzas (oeste) e Villa Clara (centro) são as com o maior número de usuários.

O acesso à internet nas casas ainda é restrito, embora a Etecsa trabalhe para aumentar o acesso doméstico. A possibilidade deste serviço por meio da linha telefônica está reservada apenas a médicos, jornalistas e outros profissionais.

O governo estuda a possibilidade de que os cubanos possam entrar na internet a partir de seus telefones celulares . A medida faz parte da estratégia para aumentar o acesso às novas tecnologias, como anunciou o vice-ministro de Comunicações, Wilfredo González.

A ampliação do uso da internet é possível graças ao aproveitamento de um cabo submarino de fibra ótica estendido a partir da Venezuela. O bloqueio econômico imposto à ilha pelos Estados Unidos dificulta todas as iniciativas da ilha socialista neste sentido.

Com informações da AFP