Estudantes cearenses destacam-se em projeto da NASA

Onze estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob a coordenação do Núcleo de Astronomia, do campus de Juazeiro do Norte, brilharam em um dos mais importantes projetos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) e da Sally Ride Science.

Os estudantes integraram o projeto Grail Moonkam, focado em estudantes do Ensino Médio, sendo os únicos no mundo que participaram do projeto fora dos Estados Unidos da América (EUA). O trabalho em terras cearenses foi coordenado por Gonçalo Queiroz e Valmir Martins de Morais, ambos bolsistas da Funcap.

Utilizando 738 códigos de acesso, eles operaram as câmeras de duas sondas gêmeas (da missão Grail) que estavam em órbita na Lua.

De acordo com o professor Valmir Morais, que é também o coordenador do Núcleo de Astronomia do IFCE-Juazeiro do Norte, "os estudantes fizeram o rastreamento dessas naves, acessaram mapas topográficos da Lua, que mostraram as diferentes regiões e suas características, selecionaram alvos de interesse científico, reuniram informações de latitude e longitude e as enviaram de forma online para o centro de controle da missão no Jet Propulsion Laboratory da Nasa".

Espaço

Morais explica ainda que o Grail Moonkam "é um projeto educacional e científico da Nasa coordenado por Sally Ride, a primeira astronauta dos EUA a ir ao espaço. O projeto era voltado exclusivamente para a comunidade estudantil norte-americana de Ensino Médio. Duas sondas da missão Grail foram lançadas no dia 10 de setembro de 2011, a bordo de um foguete Delta II, com o propósito de estudar a gravidade lunar, e levaram, cada uma, quatro câmeras fotográficas especiais com o único objetivo de serem controladas pelos estudantes, para captarem imagens da superfície da Lua".

Estudantes ressaltam experiência

Os estudantes do IFCE de Juazeiro do Norte que participaram do projeto foram: Yade Farias Nunes, Rayanne Sales Alcantara Primo, Emília Aymê da Cruz, Victon Vinicius Ribeiro Barbosa, Jennifer de Oliveira Marques, Richelle Moreira Marques, Moézyo de Lima Pereira, Wendell Soares Martins, Jamilly Temoteo da Silva, Rebbeca Meier Muniz Vieira e José Roberto dos Santos Júnior.

Para Jamilly Temoteo, de 16 anos, “o projeto nos proporcionou um conhecimento científico notável e a responsabilidade por estarmos à sua frente como únicos representantes do Brasil e do mundo, sem contarmos os Estados Unidos. Cada imagem proporcionou um conhecimento indispensável. Nós pudemos, como alunos brasileiros, ser apresentados ao incrível universo que nos rodeia!”

Já Aymê da Cruz, de 17 anos, destaca que “foi notável a nossa inclusão, tendo em vista a importância do projeto perante a comunidade estudantil do Brasil e do mundo. Para mim, o projeto teve um interessante papel de despertar a curiosidade em desvendar a imensidão do universo que nos rodeia e no qual somos tão pequenos considerando uma escala infinita”.

Curiosidades da missão GRAIL e da participação cearense

As sondas gêmeas voaram em formação, a uma altitude que variava de 17 a 34 quilômetros acima da superfície lunar. Em 17 de dezembro de 2012, elas colidiram em uma montanha no polo norte lunar.

A versão cearense do projeto foi desenvolvida no Núcleo de Astronomia do IFCE-Juazeiro do Norte, entre os dias 22 a 30 de novembro, mas somente na quarta-feira (23), os estudantes receberão os certificados, enviados pela Sally Ride Science/ NASA.

Todas as atividades do Núcleo de Astronomia do IFCE são realizadas com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.

Fonte: Blog Ceará Científico