Brasileira é premiada melhor jogadora de handebol do mundo

A jogadora Alexandra Nascimento entrou para a história do esporte nacional. A atleta recebeu neste domingo (28), em Barcelona, na Espanha, o prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo em 2012. É a primeira vez que uma atleta do país recebe o título. No masculino, o francês Daniel Narcisse recebeu o prêmio promovido pela Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês).

A cerimônia de premiação foi realizada durante a final do Campeonato Mundial masculino de handebol, na partida entre Espanha e Dinamarca. A ponta direita da seleção verde e amarela, que atua há dez anos no clube austríaco Hypo Niederösterreich, ganhou reconhecimento internacional após a atuação na seleção brasileira de handebol durante os Jogos Olímpicos de Londres.

Os nomes das cinco atletas indicadas foram escolhidos por um júri especializado. A brasileira concorreu ao prêmio com outras grandes estrelas da modalidade: as montenegrinas Bojana Popovic e Katarina Bulatovic, a norueguesa Heidi Loke (vencedora do prêmio em 2011) e a croata Andrea Penezic.

“Me dava um frio na barriga só de pensar que estava entre as cinco. Meu técnico parou o treino de repente e nos reuniu. Com uma cara séria disse ‘pessoal, temos entre nós a melhor jogadora do mundo’. Choramos, rimos e é inacreditável ainda pra mim”, confessa a atleta que nasceu em Limeira, interior de São Paulo.

A votação é organizada anualmente pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e conta com a participação do público pela internet, além de jornalistas e um júri de especialistas. Atleta e capitã da equipe, Alexandra venceu com 28% dos votos e recebeu o troféu junto com um cheque no valor de 10 mil euros.

Para o técnico da Seleção Brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, a premiação significa muito para a jogadora e para o handebol brasileiro. "Primeiramente, isso é um reconhecimento por todo o trabalho que ela vem fazendo ao longo de todos esses anos”, ressalta.

Com informações do Ministério do Esporte e das agências