Aldo Rebelo diz que acidente não prejudica imagem do Brasil

O incêndio em uma boate em Santa Maria (RS) que resultou na morte de 231 pessoas não prejudica a imagem do Brasil sob o aspecto da segurança de grandes eventos, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta segunda-feira (28).

Aldo Rebelo diz que acidente não prejudica imagem do Brasil - Ministério do Esporte

"O Brasil é um país habituado a realizar grandes eventos, com margem de segurança, de organização, e um acidente, por mais lamentável que seja, não vai alterar a imagem do país diante do mundo", disse o ministro a jornalistas, após participar de vistoria das obras do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Aldo citou as festas de Carnaval em cidades como Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Recife (PE) como exemplos de eventos seguros de grande proporção.

Na mesma linha, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o esquema de segurança e evacuação dos estádios faz parte dos requisitos para a realização dos eventos esportivos, e que não há relação entre a tragédia no Rio Grande do Sul e os eventos esportivos que serão realizados no Brasil – a Copa das Confederações, neste ano, e a Copa do Mundo, em 2014.

Valcke, que também vistoriou o estádio brasiliense, ressaltou que a equipe que trabalhará nos jogos será treinada para esvaziar as arenas em "pouquíssimos minutos". "Vamos treinar a equipe de segurança … em oito minutos você pode esvaziar um estádio cheio", garantiu.

"O que aconteceu ontem foi uma das coisas mais horríveis que pode acontecer na vida. Mas não tem nada a ver nem com o futebol, nem com os estádios", disse ainda aos jornalistas. O secretário-geral afirmou ainda que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff expressando seus pêsames e solidariedade às famílias dos jovens mortos no incêndio.

Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa, manifestou-se pelo Twitter pedindo que o governo trate a questão da segurança dos eventos com atenção.

Fonte: Reuters