Virgens abre o Carnaval de PE com cores e criatividade
"O Carnaval de Pernambuco já começou"! Com essa frase, o vocalista da Banda Pinguim, Chistiano Diniz, deu início ao tradicional desfile do bloco Virgens Abraça Brasil 2013, na manhã deste domingo (27).
Publicado 28/01/2013 11:00 | Editado 04/03/2020 16:56
Com muitas plumas e paetês coloridos, cerca de 1 mi de pessoas participou da 13ª edição do desfile, realizado na orla de Olinda, no Grande Recife, prestigiando cantores como André Rio, Almir Rouche, Nonô Germano, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, João do Morro, Banda Pinguim e o grupo É o tchan.
Bloco levou cerca de 1 mi de foliões à orla de Olinda
As "meninas" fizeram bonito no quesito animação e criatividade. Fantasias como "Galinha pintadinha", "Baiana", "Capa de Revista", "Sete ervas" e "Chapeuzinho vermelho engordecida" encheram a orla de Olinda de cores, mostrando porque o Carnaval de Pernambuco é o maior do Brasil. Para um dos diretores da organização, Rodrigo Paracuí, a festa já pode ser considerada um sucesso. "A animação está acima do esperado, saímos no horário certo. Nessa edição, homenageamos duas pessoas: Babá, um dos fundadores, já falecido e o produtor Romildo Alves, que desfila em carro especial abrindo o desfile, agora só temos que comemorar", destaca.
Antes do início do desfile, foi entregue os troféus às virgens que se destacaram com suas fantasias, em seis categorias – grupo, luxo, originalidade, a mais sapeca, a mais tímida e a mais malamanhada. Na categoria grupo, "Pombas Airlines" levou o primeiro lugar. Luiz Fernandes Mendes foi o campeão na categoria Luxo, fantasiado de baiana, com um vestido dourado. "Há nove anos desfilo e tento ganhar esse trófeu. Hoje foi meu dia", destacou. No quesito "Originalidade", Mateus Braga foi o campeão com a fantasia "Capa de Revista".
Nega Maluca venceu no quesito mais sapeca
Diogenes Pimenta foi de Nega Maluca e ganhou o título de mais sapeca. "Há cinco anos meu marido vence em alguma categoria das Virgens. Faço questão de confeccionar a fantasia", relata Renata Pimenta, que brinca as Virgens há 10 anos. A mais tímida foi representada pela personagem de desenho infantil "Minnie". "É a segunda vez que ganho nessa categoria, já desfilo aqui há oito anos. É o dia da irreverência", conta o vencedor, Márcio Fernandes. A mais malamanhada ficou com Edmilson Carlos, de 44 anos, de vestido branco e peruca prateada.
O "Hors concours" do desfile foi para Everaldo Albuquerque, com a fantasia "És bela Olinda". "Desfilo há seis anos, adoro Carnaval, não perco uma edição das Virgens", contou, mostrando porque recebeu o maior prêmio da festa. Sucesso na televisão brasileira, as protagonistas da novela "Avenida Brasil" foram lembradas pelo olindense Gheiryston Ferreira. "Minha fantasia se chama Carmina, sou metade Nina e metade Carminha", relatou.
Carmina fez sucesso unindo as personagens Carminha e Nina, de Avenida Brasil
O frevo pernambucano tomou conta de Olinda na maior parte do desfile. Músicas como "Picada de Uruçu", "Bota pra mexer" e "Batutas de São José" de Almir Rouche fizeram a alegria dos foliões, que não paravam de dançar. Capiba foi relembrado com "Madeira que cupim não rói" entoada pelo cantor Almir Rouche.
Dez trios elétricos percorreram a Avenida Ministro Marcos Freire, em um corredor de 2,4 quilômetros. Saindo do Hotel Samburá, a brincadeira seguiu até a Estação Maxambomba, próxima aos Correios, na praça João Pessoa, Carmo.
Fonte NE 10