Governo quer parceria com prefeitos para atender cidadão

Prefeitos e prefeitas de todo o país, que participam até amanha (30), em Brasília (DF), do Encontro Nacional com o tema “Municípios fortes, Brasil sustentável”, serão apresentados as políticas federais e como podem aderir a elas para garantir melhoria na prestação de serviço público ao cidadão.

“A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, diz a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti. O evento busca estabelecer parcerias com o objetivo de promover o crescimento econômico do país, com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

Programas prioritários do governo federal, executados em parceria com os governos municipais, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, irão compor a programação principal do evento.

Na área da saúde, por exemplo, que será apresentada nesta terça-feira (29) será destacada aos prefeitos e prefeitas a importância de ter Unidades Básicas de Saúde (UBS) bem estruturadas e incentivo para um atendimento de qualidade. Por isso, em 2013, o Ministério da Saúde iniciará o 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

A meta é que 70% das 33 mil equipes de Saúde da Família se inscrevam. A iniciativa se baseia no acompanhamento, avaliação e promoção das práticas de qualidade nos serviços, além do levantamento de informações sobre as UBS.

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde incorporou em sua política de atenção básica e no financiamento a possibilidade de reconhecer o esforço dos gestores municipais e profissionais de saúde, estimulando e premiando a qualidade. Em 2012, com o incremento do programa, foram repassados R$712 milhões para as equipes.

Da Redação em Brasília