Lula chega a Cuba para participar de Conferência

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta segunda-feira (28) a Havana para participar da 3ª Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo.

Lula em Havana - Oriol de la Cruz/Efe

Lula deve participar nesta terça-feira (29) da apresentação do livro "Os últimos soldados da Guerra Fria", do escritor brasileiro Fernando Morais, em um dos atos da conferência inaugurada ontem em homenagem ao poeta e jornalista independentista cubano José Martí no 160º aniversário de seu nascimento.

Leia também:
Frei Betto recebe Prêmio José Martí durante conferência em Cuba
3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo começa em Havana

Em sua chegada ao aeroporto internacional José Martí, Lula foi recebido pela vice-chanceler cubana, Ana Teresa González Fraga.

A Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo é uma reunião de pensadores, militantes e autoridades, que reúne mais de 600 delegados procedentes de 44 países, em busca da formação de um pensamento para solucionar os problemas mundiais a partir da influência do herói cubano José Martí.

Martí é um dos mártires responsáveis pela independência de Cuba e um dos teóricos usados pelos irmãos Raúl e Fidel Castro para embasar a Revolução Cubana, ocorrida em 1959. Lula ainda se reunirá com Raúl Castro.

Esta é a segunda visita de Lula a Cuba desde junho de 2011 e sua primeira viagem à ilha após concluir seu mandato. Como presidente visitou a maior das Antilhas em quatro ocasiões, a última delas em fevereiro de 2010.

O ex-presidente brasileiro viajará na quarta (30) a Santo Domingo e depois a Washington.

Com agências de notícias