CTB: Comunistas realizam Encontro do Ramo da Construção Civil

A Fração dos Comunistas do Ramo da Construção Civil do PCdoB, constituída desde 2009, reuniu-se na cidade de Salvador no dia 15 de março passado. Aproveitou-se o 4º Encontro do setor convocado por entidades da construção, que ocorreu no dia 16 de março.

Por Joel Batista*

A Fração é composta pelos camaradas, Raimundo Brito, BA (coordenador), Antônio Lopes (SP), Lúcia Costa Maia (BA), Miraldo Vieira (BA), José Nivalto (BA), Moacir Martins (PA), Edson Cruz, presidente da Fetracom, Maria Cecília, presidente do Sindicato da Região Sudoeste do estado. Foram acrescentados ainda mais dois de outros estados – MG e RS – que posteriormente serão definidos em consultas às lideranças locais. Acompanho essa Fração Nacional pela Secretaria Sindical Nacional desde a sua constituição.

No 4º Encontro participaram 84 lideranças. Da Bahia vieram representantes de 16 sindicatos ligados à Fetracom, de um total de 19 (dois são da CUT). Faltou apenas um sindicato da CTB-BA, o de Eunápolis. Participaram também dirigentes de SP, PA, MG e RS, da Contricom (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário), Flemacon e UITBB.

Prestigiaram o encontro e fizeram parte da mesa da manhã do dia 16 e usaram a palavra os membros da CTB Nacional: Adilson Araújo, Pascoal Carneiro e Aurino Pedroso, que também é Secretário Sindical Estadual do PCdoB na Bahia e presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia.

Entre os sindicatos, o destaque fica para o Sintracom/BA, que aglutina trabalhadores de mais de 300 cidades, perfazendo um total 150 mil na base, constituindo-se no maior sindicato de operários da CTB-BA.

A reunião da Fração serviu para preparar a reunião do dia seguinte, que contou com intervenções sobre a situação do ramo na Contricom (Miraldo), Flemacon (Lúcia Maia) e UITBB (Antônio Lopes). Fizemos uma saudação em nome da SSN/PCdoB e falamos sobre nossa trajetória no ramo desde o I Encontro e o balanço positivo de nossa atuação na Contricom, entidade que foi fundada há quatro anos pela NCST e CTB e que hoje participam também entidades ligadas à Força Sindical e CUT, representando cerca de cinco milhões de trabalhadores na base. O 1º Congresso da Contricom, que já conta com a participação de 13 Federações (São Paulo e Paraná se filiaram recentemente) será realizado dias 29 e 30 de novembro 2013, em Salvador.

Raimundo Brito falou sobre a coordenação nacional do ramo dando um balanço das atividades dos comunistas no setor e apresentou os nomes da nova coordenação ampliada, aprovada por unanimidade. Os camaradas decidiram continuar com Raimundo como coordenador da FN para o próximo período.

O 4º Encontro do Ramo reuniu militantes e ativistas da CTB de vários estados, em sua grande maioria comunistas. Fato positivo foi a presença, pela primeira vez, de um sindicato do RS, da cidade de Venâncio Aires, presidido por Jandir Silva e que se articula com cinco sindicatos filiados à CTB mais seis independentes. Ainda há um sindicato que não é filiado à CTB, mas cujo presidente é filiado ao PCdoB.

Joel Batista é membro da Secretaria Nacional Sindical do PCdoB.