Procon autua agência bancária por falta de acessibilidade

O Procon-BA autuou, nesta terça-feira (29/01), as unidades da Caixa e Santander, localizadas na avenida Sete de Setembro, por falta de acessibilidade. As notificações foram feitas durante Operação Consumo Acessível, cujo objetivo é averiguar se os direitos dos clientes com deficiência são respeitados pelas empresas. Os fiscais verificaram a estrutura física dos estabelecimentos, conforme determina decreto federal, que institui critérios para a acessibilidade portadores de necessidades especiais.

Foram diversos os problemas encontrados nas duas agências. As senhas, por exemplo, não possuíam sinalização sonora. Uma pessoa com deficiência visual depende de algum funcionário ou acompanhante para saber a hora do atendimento. A rota do piso tátil também não ligava a entrada da unidade aos terminais eletrônicos ou à parte interna dos bancos.

Segundo o Procon-BA, no Santander, na parte externa, a rampa estava com a inclinação inadequada. Na Caixa, foram constatados desvios no acesso aos balcões de atendimento específicos para pessoas com deficiência.

As autuações reafirmam a falta de compromisso dos bancos com a população. Mesmo com o lucro alto, não há preocupação em seguir as normas e falta investimento em infraestrutura.

De Salvador,
Sindicato dos Bancários da Bahia