Procon autua agência bancária por falta de acessibilidade
O Procon-BA autuou, nesta terça-feira (29/01), as unidades da Caixa e Santander, localizadas na avenida Sete de Setembro, por falta de acessibilidade. As notificações foram feitas durante Operação Consumo Acessível, cujo objetivo é averiguar se os direitos dos clientes com deficiência são respeitados pelas empresas. Os fiscais verificaram a estrutura física dos estabelecimentos, conforme determina decreto federal, que institui critérios para a acessibilidade portadores de necessidades especiais.
Publicado 30/01/2013 14:25 | Editado 04/03/2020 16:17
Foram diversos os problemas encontrados nas duas agências. As senhas, por exemplo, não possuíam sinalização sonora. Uma pessoa com deficiência visual depende de algum funcionário ou acompanhante para saber a hora do atendimento. A rota do piso tátil também não ligava a entrada da unidade aos terminais eletrônicos ou à parte interna dos bancos.
Segundo o Procon-BA, no Santander, na parte externa, a rampa estava com a inclinação inadequada. Na Caixa, foram constatados desvios no acesso aos balcões de atendimento específicos para pessoas com deficiência.
As autuações reafirmam a falta de compromisso dos bancos com a população. Mesmo com o lucro alto, não há preocupação em seguir as normas e falta investimento em infraestrutura.
De Salvador,
Sindicato dos Bancários da Bahia