UNE e UBES elogiam destinação de royalties à educação
Os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga, participaram na manhã desta segunda-feira (28) do ato de assinatura de projeto de lei do Executivo recifense que destina à educação 100% dos recursos provenientes da exploração do petróleo que venham a ser destinados ao Recife.
Publicado 30/01/2013 10:48 | Editado 04/03/2020 16:56
O prefeito do Recife assina mensagem à Câmara observado por Manuela e Daniel. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Manuela Braga enalteceu o fato de o Recife ser a primeira capital a comprometer-se com a destinação dos recursos dos royalties para a educação. “Atitudes como essa significam uma nova perspectiva para a juventude brasileira. Quero parabenizar o prefeito por assinar um projeto de lei que coloca a educação na ordem do dia”, elogiou a dirigente estudantil.
O presidente da UNE reforçou que o projeto de lei demonstra abertura ao diálogo com os estudantes e disse esperar que a iniciativa seja replicada pelo Brasil. “Esse gesto do prefeito Geraldo Julio é muito simbólico para nós, um gesto extremamente democrático. Percebemos aqui a importância que tem a opinião que emana das escolas”, acrescentou Daniel Iliescu.
O prefeito Geraldo Julio já enviou o projeto à Câmara Municipal. Segundo ele, a medida pode significar um invesimento de até R$ 30 milhões anuais a mais na educação da cidade.
Ainda de acordo com o prefeito, os recursos serão investidos maciçamente na melhoria da infraestrutura das escolas, na compra de equipamentos e na modernização da rede, pois a cidade precisa preparar suas crianças para o novo momento da economia de Pernambuco.
“Aqui começaram a chegar empreendimentos importantes, em ferrovias, aeroportos, refinarias, estaleiros navais, a indústria automotiva e o polo de tecnologia aqui do Recife. E são esses empregos que serão disputados pelas crianças que estão hoje na rede municipal do Recife”, destacou Geraldo, garantindo que a educação será prioridade permanente na sua gestão.
O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, ressaltou que os recursos oriundos da exploração do petróleo serão decisivos para garantir mais qualidade tanto para a infraestrutura das escolas como para a formação e valorização dos professores, além de permitir maior investimento em tecnologia. “Uma tomada de atitude política como essa é fundamental para a educação.”
Fonte: Site de Luciano Siqueira, com informações da Prefeitura do Recife