Dilma recebe prefeitos para tratar de combate à dengue

A presidenta Dilma Roussef se reuniu nesta quinta-feira (31) com os prefeitos de Palmas, Enrique Amastha, e de Campo Grande, Alcides Bernal. Os dois municípios pediram apoio do governo federal para intensificar o combate à dengue.

Segundo os prefeitos, o Ministério da Saúde deve disponibilizar recursos emergenciais para contratação de profissionais para ajudar no atendimento à população, além de outras ações de combate à doença.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) reconheceu a situação de emergência, por causa da dengue, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A partir da homologação pelo governo municipal e o reconhecimento da situação pelo governo federal, o município pode obter ajuda financeira federal.

A portaria publicada na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial da União estabelece uma situação jurídica especial que permite o atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público.

A Sedec já encaminhou os dados do município ao Banco do Brasil para adesão ao Cartão de Pagamento da Defesa Civil. O cartão é usado somente em situações de emergência e estado de calamidade pública e tem como objetivo garantir agilidade e transparência no repasse dos recursos.

O cartão deve ser usado para a aquisição de material e a contratação de serviços.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde informa que, nas duas primeiras semanas de janeiro, 6.967 casos foram notificados. Desses, 5.654 só em Campo Grande, que tem registrado mais de 700 suspeitas por dia, conforme a secretaria. Ao todo, nove cidades sul-mato-grossenses contabilizam mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, incidência considerada alta.