Órgãos federais se unem para estimular turismo em Brasília

Para estimular o turismo cívico e se preparar para os grandes eventos esportivos dos próximos anos, foi assinado essa semana o protocolo de intenções do grupo de Visitação Institucional de Brasília (ViiBra). O documento formaliza a cooperação entre órgãos federais e distritais que já existe desde maio de 2011. A intenção é melhorar o atendimento ao turistas nacionais e estrangeiros e promover a visitação a órgãos públicos com sede na capital do país. 

Órgãos federais se unem para estimular turismo em Brasília - Agência Câmara

A parceria entre as 16 instituições que compõem o ViiBra visa à divulgação dos roteiros de visitação; capacitação de profissionais que atuam nas visitas; promoção da acessibilidade; preservação da infraestrutura e dos acervos dos prédios públicos; padronização da segurança nos pontos de visitação; e busca de soluções que melhorem a mobilidade dos turistas na cidade.

O secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Rocha Neves, e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, destacaram a importância do turismo cívico e o interesse do cidadão em conhecer os órgãos públicos e aprender sobre o funcionamento do Estado.

Ao elogiar a iniciativa, originada na Câmara dos Deputados, a diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, destacou que a parceria, sem acarretar custos adicionais, contribui para atender a grande busca por informações da história do Legislativo. “O cidadão brasileiro sentirá o respeito que Brasília tem por sua visita”, afirmou a diretora.

A cidade deverá receber grandes contingentes de turistas durante grandes eventos esportivos programados para os próximos anos: a Copa das Confederações, as Olimpíadas Mundiais Escolares e a Copa do Mundo de 2014, além de jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

Além da aproximação e da troca de experiências, o grupo de instituições desenvolveu um planejamento estratégico que inclui a promoção da acessibilidade e o incentivo à preservação dos prédios públicos e de seus acervos. A questão da segurança do visitante também recebeu atenção especial.

Além do Senado e da Câmara dos Deputados, assinaram o documento o Superior Tribunal Militar (STM), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a Imprensa Nacional e a Secretaria de Turismo do DF. Também participam do acordo a Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Correios.

Da Redação em Brasília
Com agências