FSM da Tunísia já possui quase 1500 atividades inscritas

O Fórum Social Mundial da Tunísia, que acontecerá entre 26 e 30 de março deste ano, já possui 1.475 atividades inscritas por 2.500 organizações de diversas partes do mundo, sendo 140 entidades só do Brasil. Os números foram divulgados pro integrantes do Comitê Local do FSM 2013, durante coletiva de imprensa ocorrida na quinta-feira (31), no Auditório da Ação Educativa, em São Paulo (SP).

Os ativistas que integraram a mesa da coletiva avaliam que é um número expressivo, mesmo comparando esta edição com as primeiras edições, como a de 2005 que atraiu 150 mil
participantes.

Leia também:
Vem aí o Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia

De acordo com Hamouda Soubhi, do Marrocos e membro do Comitê Local do FSM2013, pelo menos 700 organizações da região da Tunísia e entorno estão inscritas para o próximo FSM, sendo uma parte delas formadas durante ou após as revoluções.

“O Fórum ocorre em um momento em que a região precisa de apoio internacional por conta das revoluções e crises políticas. É uma oportunidade para que os movimentos locais dialoguem com os demais”, lembrou Hamouda, que ressaltou a questão da segurança dos participantes do evento.

“Temos a cooperação do governo tunisiano, que está apoiando e se colocando à disposição para que tudo dê certo. E vale lembrar que apesar de a Tunísia fazer parte da lista de países inseguros feita pelos americanos, muitos americanos estarão aqui presentes. Será uma oportunidade para todos verem de perto como está o país hoje”, reforçou o marroquino.

Muitas das organizações inscritas no evento mundial são mais antigas, como a Association Tunisienne des Femmes Démocrates (ATFD), a qual pertence a ativista tunisiana Halima Juini

"As mulheres terão um espaço dedidicado a elas e haerá a exibição de filmes, documentários, peças de teatro que contam a luta feminista, histórias de vida, para que todos possam entender mais a nossa trajetória. A luta da mulher no mundo árabe é antiga e pouco conhecida", explicou Halima, também presente na mesa de ativistas da coletiva.

Eventos

No primeiro dia do FSM 2013 haverá a tradicional grande marcha de abertura do Fórum, cujas atividades se encerrarão nesse dia com showw e atividades culturais. Os segundo e terceiro dias concentrarão as atividades que homenagearão e falarão sobre a mobilização dos povos árabes e também em outras partes do mundo. A partir do segundo dia (27 de março) ocorrerão as atividades autogestionadas que seguem até o quarto dia do evento. No dia 30 de março, está prevista a Assembleia Geral dos Povos e encerramento do FSM.

Para os interessados em ir ao FSM na Tunísia e que ainda não dispõem de recursos as organizações criaram um Fundo de Solidariedade que está recebendo recursos de ativistas e organizações de países mais ricos. Estima-se que o valor do fundo poderá chegar a 700 mil euros. Mas, ainda não há um levantamento de quanto ha no fundo e quais entidades serão beneficiadas.

Mais informações sobre as atividades e insrições no Site oficial do Fórum Social Mundial 2013:
http://www.fsm2013.org/es

Página do Fórum no Facebook: https://www.facebook.com/fsmtunis2013

Diário da Caravana do Fórum Social Mundial 2013: http://www.fsm2013.org/caravane_fsm

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho