PCdoB de São Vicente – SP

Nota Interna do PCdoB de São Vicente sobre o Governo Bili-PP

O PCdoB de São Vicente na sua ultima reunião plenária em dezembro de 2012, aprovou o Documento de Avaliação do Processo Eleitoral 2013, depois de varias reuniões, aberta ao todo o coletivo partidário. Na avaliação, quanto a questão do futuro governo Bili (PP), o Partido analisava que naquele momento : “O cenário político pós-eleitoral ainda não está completo e vai se desenhando, ganhando novos traços a cada dia. Eleito, apesar dos partidos e sem nenhum vereador da sua própria coligação, o Governo Bili se constitui sobre a mesma base política do governo anterior.” e ainda quanto a composição do futuro governo que: “Sem fatos concretos sobre a composição de governo, esquema e comportamento político do novo Governo e governante, pouca análise é possível de ser feita. Entretanto, é possível pressupor que o próximo Governo será mais conservador, com forte influência religiosa e de partidos conservadores como o PSDB. A influência do Deputado Federal Beto Mansur (ex-prefeito de Santos) é visível, assim como sua contribuição política, partidária e financeira para a empreitada política do novo prefeito. Agrega-se a esse cenário a composição da câmara, que se assentas sobre lideranças de bairro com fortes relações clientelistas e patrimonialistas.”

Assim o Partido deliberou que uma melhor leitura do governo Bili-PP somente poderia ser feita quando da composição do seu secretariado, ressaltando que o mesmo carecia de projeto e programa de governo, e que a composição do Secretariado poderia dar referências sobre o seu núcleo político e seus principais aliados. A plenária aprovou a posição de Independência Critica e Vigilante perante ao Governo Bili (PP), e foi convocada reunião do Comitê Municipal para o inicio de janeiro para aprofundar a analise

Seguindo esta deliberação, o Comitê Municipal do PCdoB se reuniu e consolidou a seguinte análise:
1 – A composição do secretariado do governo Bili (PP), reafirmou seu caráter conservador, com forte influência dos financiadores de campanha, e loteada entre estes os principais cargos. Salta aos olhos o exemplo da Família Bozzela, Raimundo de Oliveira, Deputado Luciano Batista e ainda com aliados de primeira momento como o PSDB e o Vereador Fernando Bispo, eleito Presidente da Câmara Municipal.

2 – Ainda se incorporou neste governo o PT, de forma pragmática, e que resultou numa fratricida e pública luta interna pela ocupação dos cargos. O discurso mudancista e de austeridade se mantém, mas vai sendo desmistificando pelos fatos e, já que metade dos Secretários já pertenceram às gestões do PSB, a propalada reforma administrativa de enxugamento da máquina se mostra bem menor do que divulgada inicialmente.

3 – Analisamos ainda que esta composição é excludente da maioria das forças políticas e se baseia num claro loteamento entre forças fisiológicas e clientelistas mais conservadoras da cidade. A adesão do PT, inclusive, é meramente fisiológica para ocupação de cargos em troca da manutenção da relação com o governo federal, sem nenhuma influencia política nas decisões deste governo. A relação com câmara ainda é indefinida, mas sinaliza que o prefeito Bili (PP) obterá ampla maioria com a velha prática de troca apoio político por cargos.

4 – Começou, também, a cooptação dos candidatos não eleitos que obtiveram expressiva votação em troca de cargos, e subsequente desidratação dos partidos, prática condenada pelo então candidato Bili (PP) e agora amplamente usada pelo Prefeito e seus aliados.

5 – O PCdoB avalia negativamente o inicio da gestão Bili (PP). O discurso da mudança mostrou que foi um chavão de campanha, com a manutenção, o uso e abuso de velhas práticas clientelistas, presentes no loteamento do secretariado.

6 – O PCdoB reafirma sua posição de Independencia Critica e Viligante neste período inicial de 100 dias do governo Bili (PP). O PCdoB, de forma propositiva e construído através do debate, pretende apresentar á cidade uma proposta de Programa de Governo Democrática, Popular e Transparente, com o lema “Cidade mais Humana”, contemplando os eixos de Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano.

São Vicente, 17 de janeiro de 2013
Comitê Municipal PCdoB – São Vicente