TV UNE transmite encontro estudantil e produz programa próprio

Entre as novidades do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE (Coneb) esteve a transmissão de alguns dos inúmeros debates realizados no encontro. Já a 8º Bienal de Arte e Cultura contou com programas diários, transmitidos ao vivo direto de Olinda (PE). A iniciativa partiu de estudantes de Cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu (PR), artistas e produtores, todos colaboradores do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da UNE.

. - .

Entre os eventos mais importantes que foram transmitidos durante o Coneb, realizado de 18 a 21 de janeiro em Recife (PE), esteve o lançamento da Comissão da Verdade da UNE. A comissão vai investigar, apurar e esclarecer casos de morte e tortura de pelo menos 46 dirigentes da entidade.

A Comissão foi lançada na abertura do Coneb com a participação de mais de 3.500 centros acadêmicos. Na ocasião, os estudantes homenageram Honestino Guimarães, presidente da UNE eleito em 1971 e desaparecido desde 1976. Honestino também será o primeiro caso investigado pela recém criada Comissão da Verdade da UNE.

Veja a transmissão do lançamento da Comissão da Verdade da UNE:


 
Bienal

Com muita irreverência e criatividade, o programa Caboclo Bandalarga trouxe os destaques da programação da 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, realizada de 22 a 26 de janeiro em Olinda (PE).

Dirigido por Pablo Pablo, apresentado por Diana Iliescu, com o apoio do "Asa Branca" Moa Ferreira, da "Frida Khalo" Besna Yacovenco, tendo como câmera Rafael Gomes e assistente de direção e produção Pedro Barcelos, o programa ainda contou com a colaboração e participação de vários "artivistas", artistas, estudantes e inovou em termos de linguagem e estética. 

A programação foi ao ar ao vivo, da Praça do Carmo, sempre nos finais de tarde, com a presença de convidados especiais, como o cineasta Claudio Assis e Mãe Beth de Oxum, coordenadora do ponto de cultura Coco de Umbigada. 

Além de falar de arte e cultura, os programas também pautaram a necessidade da democratização dos meios de comunicação. Daí a importância não só dos convidados, mas também do público na construção do programa que é baseado nos conceitos da comunicacão colaborativa.

É a primeira iniciativa da TV UNE e, segundo Diana Iliescu, "veio para ficar". Assim seja, já que a ação pioneira e inovadora caiu no gosto dos estudantes presentes e ausentes da 8ª Bienal.

Acompanhe a primeira edição do Caboclo Bandalarga:


 
Confira todos as transmissões aqui.

Fonte: Da redação