Japão: Terremoto de magnitude 6,9 sacode o norte do país

Um forte terremoto de magnitude 6,9 atingiu o norte do Japão este sábado (2), causando fortes tremores na ilha de Hokkaido, mas sem provocar tsunami ou registros de danos imediatos, informaram as autoridades.

O tremor, que foi precedido de um alerta antecipado transmitido por rádio e televisão, ocorreu perto da cidade de Obihiro, a uma profundidade de 103 km às 23h17 (12h17 de Brasília), segundo dados do serviço geológico dos Estados Unidos.

Dez pessoas sofreram ferimentos leves devido a objetos que caíram, vidros quebrados e outros incidentes, segundo a emissora nacional NKH, mas autoridades informaram que nenhum dano sério foi reportada e que o terremoto não causou um tsunami.

O tremor durou cerca de um minuto, e um vídeo feito nos escritórios da NHK em Hokkaido mostrou telas de computadores balançando e prateleiras ameaçando cair.

Os tremores mais fortes foram sentidos no leste de Hokkaido – a segunda maior ilha do arquipélago e um popular destino para a prática de esqui -, mas o norte da ilha também tremeu em partes da ilha principal de Honshu, onde fica Tóquio.

Mais cedo, a fonte tinha informado não existir ameaça de tsunami decorrente do tremor e a emissora pública NHK citou a polícia de Hokkaido ao informar que não há informes imediatos de danos ou feridos.

 Um poderoso terremoto submarino de magnitude 7,3 registrado na mesma região em dezembro provocando um tsunami de um metro de altura, mas sem registro de vítimas.

Fonte: Terra