Cidades baianas poderão implantar rádio comunitária

Os interessados em montar uma rádio comunitária em municípios que não contam com esse tipo de emissora terão dois meses para se inscrever no Ministério das Comunicações. O aviso de habilitação foi publicado na segunda-feira (04/02) pelo governo, e a seleção vai incluir 40 localidades nos estados da Bahia (28), do Maranhão (8), de Pernambuco (3) e do Rio Grande do Norte (1).

O formulário de inscrição pode ser obtido no site do Ministério das Comunicações ou na Delegacia Regional do Ministério em São Paulo, e o pagamento da taxa de cadastramento deverá ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil. O Ministério das Comunicações quer dar condições para que todos os municípios brasileiros tenham pelo menos uma rádio comunitária funcionando até o fim de 2013.

Neste ano, serão lançados mais 11 avisos de habilitação para rádios comunitárias, tanto para municípios que ainda não têm nenhuma emissora quanto para as cidades que já contam com uma rádio comunitária, mas que querem novas outorgas. Em 2012, foram contemplados 719 municípios e neste ano serão mais 706.

Na Bahia, as localidades selecionadas foram Aramari, Bom Jesus da Serra, Brejolândia, Caldeirão Grande, Canápolis, Candeal, Cardeal da Silva, Caturama, Floresta Azul, Gentio do Ouro, Gongogi, Itaguaçu da Bahia, Itapé, Jandaíra, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Planaltino, Potiraguá, Retirolândia, Ribeirão do Largo, Santa Inês, São Miguel das Matas, Saubara, Sítio do Mato e Terra Nova.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Agência Brasil