Novo bafômetro será usado no Carnaval

O Detran do Distrito Federal já começou os testes com os bafômetros chamados de passivos.

Os equipamentos não precisam ser soprados pelos condutores para que possam analisar se o motorista está ou não dirigindo bêbado. O ar que está perto da pessoa é lido pelo aparelho, que rapidamente dá o resultado: verde para ausência de bebida alccólica; amarelo para suspeita; e vermelho para concentração de alcóol.

Segundo o diretor de fiscalização do Detran-DF, Nelson Leite, os aparelhos captam o ar expelido pelo condutor somente ao ficar perto da pessoa. "Esta é uma ferramenta para agilizar o nosso trabalho, para que eu consiga abordar mais pessoas em menos tempo. Ele vai captar o ar e vai indicar se há ou não indícios de álcool nesse ambiente, no veículo ou no condutor. Havendo, a gente passa pelo procedimento todo normal, de entrevista com o condutor, de sopro do bafômetro comum. Não havendo, a gente agiliza e libera mais rápido aquele abordado", destacou ao Portal G1.

Para o Carnaval, o Detran DF já vai contar com três novos bafômetros, que vão ser utilizados nas operações de fiscalização. Se os aparelhos passarem no teste, podem ser comprados em maior quantidade pelo GDF.