Diretoria do SINDIPETRO-RN apoia Vicente Pontes

A diretoria do SINDIPETRO-RN conclama a categoria petroleira a prestigiar o processo eleitoral de escolha do representante dos trabalhadores e trabalhadoras no Conselho de Administração da Petrobrás. A participação no CA é uma importante conquista da qual não devemos abrir mão.

Vicente Pontes
È a possibilidade concreta de nos fazermos ouvir no principal órgão de deliberação da Empresa. A votação, em primeiro turno, termina nesta quinta-feira, 7/02, e é fácil e rápida, feita exclusivamente por meio de hotsite, acessível na página inicial do Portal Petrobras.

Nesta eleição, a diretoria do SINDIPETRO-RN apoia o companheiro Vicente Pontes. Formado em Engenharia Mecânica com especialização em Engenharia de Manutenção e MBA em Gestão de Negócios, Vicente ingressou na Petrobrás em 1978, trabalhando em Alagoas e Sergipe, e, em 1990, foi transferido para o Rio Grande do Norte, atuando também no Ceará.

Em sua trajetória profissional, Vicente Pontes já trabalhou com mais de 40 equipes, circunstância que lhe permitiu conhecer melhor as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, influenciando-o na decisão de assumir responsabilidades em entidades de representação, tais como a AEPET-RN e o SINDIPETRO-RN, nas quais exerce funções de diretor.

Como representante da categoria no CA, Vicente afirma que suas decisões serão sempre “apoiadas nas contribuições e sugestões dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como, de suas entidades representativas”. Em sua Plataforma de Campanha, ele se compromete com a “defesa e estímulo a projetos que resguardem os interesses nacionais e que sejam capazes de promover e valorizar o trabalho, fortalecendo a Petrobrás enquanto instrumento fomentador do desenvolvimento econômico, atuando sempre com responsabilidade social e ambiental”.

Para que a Companhia possa desempenhar plenamente esse papel, Vicente Pontes considera que é imprescindível ao Estado brasileiro ampliar sua capacidade de intervenção e presença em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País, a exemplo do setor petróleo. Por isso, posiciona-se “contra a realização dos leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás”.

Como instrumento de combate às desigualdades regionais, papel que também atribui à Companhia, Vicente defende que a Petrobrás “amplie os níveis de investimentos nas regiões nordeste e norte”, e que “mantenha sob seu controle todos os campos terrestres existentes”.

Gestão – Com relação à gestão, Vicente Pontes deixa claro que a luta pelos direitos dos trabalhadores será parte integrante de suas ações e que dela não abrirá mão. Defenderá “uma nova forma de gestão, com ética, sem assédio moral, valorizando a negociação permanente com as entidades que representam os trabalhadores”. Nesse sentido, Vicente defende a extinção do parágrafo único do artigo 28 do Estatuto Social da Companhia que impede que representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração tenham participação em deliberações e discussões que envolvam assuntos de “relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive matérias de previdência complementar e assistenciais”. Sem isso, afirma Vicente, será difícil para qualquer representante lutar por um novo plano de cargos e salários; uma política justa de AMS; ou por PETROS que reconheça e respeite os direitos de todos.

Leia mais na página do Sindicato: www.sindipetrorn.org.br