Pelo segundo ano, Tô no Vermelho desfila no centro

Após uma verdadeira força-tarefa que reuniu alguns militantes do PCdoB da capital e do Estado e dirigentes do partido, o bloco Tô no Vermelho saiu no início da noite desta quinta, 7, pelas ruas do Centro de São Paulo entoando as marchas clássicas da tradição carnavalesca brasileira e também a marcha inédita do bloco, composta para este carnaval entitulada "Povo na Rua é Carnaval"(Maurinho de Jesus, Railídia e Arthur Tirone).

Tô no Vermelho 2013 - Alcineia Silva

A concentração iniciou em frente ao edifício Copam, onde estiveram reunidos o deputado estadual Alcides Amazonas, o vereador Orlando Silva, a secretária nacional da Mulher do PCdoB nacional, Liége Rocha e dirigentes de diversos distritais assim como de sindicatos e entidades como Condutores, UJS, UBM, Unegro.

Os candidatos a vereadores pelo PCdoB na Capital Chapinha e T.Kaçula também foram prestigiar o bloco assim como o intérprete Thobias da Vai-Vai. Com o apoio da Polícia Militar, o bloco deixou a concentração por volta das 20h seguindo pela avenida Ipiranga no sentido da Rua da Consolação. Ao som dos Foliões na Paulicéia, grupo organizado pelo coletivo de sambistas do PCdoB, o bloco desceu pela Rua Rego Freitas.


Renata Petta (UJS) ao lado dos cantores do bloco: Arthur Favela e Railídia, do PCdoB, e Paula Sanches

Neste trajeto o bloco foi saudado pelos moradores que saíram à janela para cantar as marchas junto com os foliões. Assim como ocorreu no ano passado, a palavra de ordem do partido se fez ouvir quando o bloco passou em frente à sede do Comitê Central do PCdoB. "Um, dois, três, quatro, cinco, mil e viva o Partido Comunista do Brasil".

O vereador Orlando Silva lembrou da força que os blocos em São Paulo adquiriram nos últimos anos e ressaltou que os comunistas fazem esse trajeto costumeiramente pelo fato de ser naquela rua (Rego Freitas) a sede do Comitê Central. "Desta vez estamos aqui pra confraternizar nesta festa lindo do povo brasileiro", completou Orlando.

Para o deputado Alcides Amazonas que acompanhou todo o trajeto do bloco até o largo do Arouche, a viabilização do bloco demonstra a presença do PCdoB junto às manifestações que são mais caras ao povo brasileiro. "São 90 anos do partido ao lado dos trabalhadores, das trabalhadoras, dos movimentos sociais. E neste momento da alegria também estamos ao lado do povo", afirmou.

Na dispersão, no Largo do Arouche, o cantor e compositor T.Kaçula junto com o Wander Geraldo, ex-presidente do comitê municipal do partido na Capital e atualmente chefe de gabinete na subprefeitura do Jabaquara, cantaram sambas-enredo clássicos de escolas de samba de São Paulo.

Por onde passou o bloco mobilizou os transeuntes, moradores da região, militantes do partido, crianças, estudantes que, com fantasia ou sem, ocuparam as ruas de São Paulo para celebrar essa grande festa democrática brasileira.


André Bezerra, do cômitê estadual (de laranja), Liege Rocha (ao centro) com Luana Bonone (ANPG) ao lado

Veja o vídeo sobre o segundo desfile do bloco:

Da Redação