Presidente palestino e líder do Hamas estudam governo de unidade

Delegados da Al Fatah e Hamas se reunirão no domingo (10) no Cairo para coordenar a composição de um governo que supervisione as eleições presidenciais, parlamentares e dos conselhos executivos, anunciou nesta sexta-feira (8) uma fonte oficial.

Na capital egípcia, o presidente do Escritório Político de Hamas, Khaled Meshaal, confirmou que planeja reunir-se com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que assistiu à 12ª Cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica, concluída na quinta (7).

Consultamos sobre a formação de um governo nacional. Estamos revigorando a Organização para a Libertação da Palestina até que sejam eleitos o Comitê Executivo Nacional e os comitês executivos, disse Meshaal à imprensa.

Os encontros fazem parte da tratativa de reconciliação entre Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde meados de 2007, e a al-Fatah, que controla a Cisjordânia, onde está a sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Ainda que existem versões sobre a configuração do gabinete provisório, o único fato seguro é que ambas as entidades estarão representadas "para lhe dar um peso apropriado", declarou em gaza Ahmad Youssef, porta-voz de Hamas.

Os acordos de reconciliação intrapalestinos foram retomados em novembro passado, durante o ponto mais alto da agressão militar israelense contra a Faixa de Gaza, quando foram assassinados mais de 180 civis, a metade deles mulheres e crianças, e milhares resultaram feridos.

Ainda assim, concordam com a elevação do estatuto da ONU da ANP à condição de Estado não membro observador, decisão que desatou uma onda de represálias pelo governo israelense do premiê Benyamin Netanyahu.

Com informações da Prensa Latina