Irã anuncia produção de novo modelo de drone

O Irã anunciou neste sábado (9) que apresentará em breve um novo tipo de avião não tripulado, com maior autonomia de vôo e uma capacidade de carga aumentada.

Em um acontecimento separado, a televisão persa difundiu o vídeo do que descreveu como uma linha de produção em série de réplicas do drone estadunidense ScanEagle.

"A nave será apresentada ao público no próximo 24 de maio e no futuro estaremos em condições de fabricar drones capazes de voar a 30 mil pés de altura (uns 10 mil metros) durante 24 horas sem necessidade de reabastecimento", disse o vice-ministro de Defesa da República Islâmica do Irã Mohamad Eslami.

"Atualmente o Irã conta com 20 tipos diferentes de aeronaves não tripuladas, o que coloca o nosso país entre os mais cinco avançados na produção desses aparelhos", disse o funcionário à emissora semioficial Hispantv.

No entanto, outra fonte persa difundiu imagens de uma linha de produção dos drones da série ScanEagle, vários dos quais têm sido postos em serviço, conforme a descrição do documentário.

Estamos em posse dos ScanEagle desde dezembro de 2011 e temos copiado sua produção, disse o general Amir Alí Hajizadeh, comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica, um contingente de elite.

Na quinta-feira passada, fontes militares iranianas anunciaram ter completado a descodificação do avião robô da Força Aérea estadunidense do tipo RQ-170 derrubado em dezembro passado por meios eletrônicos com danos mínimos.

Os dados extraídos do cérebro do aparelho por especialistas persas revelaram que havia sido empregado em missões de espionagem e bombardeio no Paquistão e Afeganistão.

Ainda que os meios oficiais norte-americanos primeiro refutaram a notícia da derrubada da aeronave e depois a atribuíram a defeitos técnicos, as Forças Armadas iranianas foram postas em alerta diante da possibilidade de uma operação militar para resgatá-lo, segundo o general Hajidazeh.

Fonte: Prensa Latina