Drones de fabricação dos EUA violam espaço aéreo do Irã 

Um avião espião de fabricação estadunidense que entrou em espaço aéreo do Irã dias atrás foi obrigado a afastar-se, revelou nesta terça-feira (12) o comandante da base aérea de Khatam al-Anbiya. 

Drone ScanEagle capturado pelo Irã

A aeronave, um U2 de tecnologia avançada capaz de evadir os radares, provinha do Paquistão e entrou em território iraniano no dia 10 de fevereiro, mas optou por afastar-se após receber uma advertência das defesas antiaéreas, de acordo com a versão do general Farzad Ismail.

O oficial precisou que o aparato, cuja pertença ele não mencionou, viajava numa rota sudeste-leste ao oriente do mar de Omã e ao sudoeste do estreito de Ormuz, e que o objetivo provável da sua missão era captar imagens da zona meridional persa, cenário recente de manobras militares.

Nos últimos meses, e desde 2011, os oficiais iranianos informaram de vários incidentes do mesmo tipo, entre eles as capturas indenes de vários aviões não tripulados (drones) de fabricação estadunidense.

O mais recente destes casos data de princípios de dezembro passado, quando Teerã anunciou a captura de um drone da série US Scan Eagle que violou o espaço aéreo iraniano pela zona do Golfo Pérsico e, depois, assegurou haver descodificado a informação que a aeronave continha.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho