Congresso do Partido Comunista Francês discute crise

Finalizou neste domingo (10) o 36º Congresso do Partido Comunista Francês (PCF), que teve início quinta-feira (7) passada com a participação de cerca de cem delegações internacionais. Participação dos jovens contra a crise foi um dos principais temas em debate.

Neste ano, o Congresso discutiu a necessidade de articular as forças de esquerda e também a importância da participação da juventude nos processos de reestruturação e tomadas de decisão nas lutas políticas.

O atual cenário econômico mundial justifica essa discussão e integração. A crise econômica internacional, o declínio do capitalismo, milhões de trabalhadores (em especial jovens) desempregados, nações com déficit na economia e industrialização, medidas de austeridade aplicadas pela Europa são apenas exemplos que respondem à necessidade de novas diretrizes que levem a uma alternativa para esse caos mundial.

Pierre Laurent, secretário nacional do Partido Comunista Francês, destaca que o objetivo do encontro é fortalecer as forças de esquerda com os movimentos sociais e demais partidos.

“Uma das questões mais importantes no debate dos delegados do encontro será aprofundar a estratégia de fortalecimento da Frente de Esquerda. A renovação do Partido Comunista e crescimento da Frente caminham juntos.”

O evento ocorre em Aubervilliers, com representantes de todo o território metropolitano e dos departamentos ultramarinos, além de delegações de mais de cem países e convidados nacionais.

O Partido

O Partido Comunista Francês (Parti Communiste Français) foi fundado em 25 de dezembro de 1920, na cidade de Tours, em uma reunião que se estendeu até o dia 30 do mesmo mês. Durante este período, houve longas discussões por aqueles que na SFIO (Section française de l’Internationale Ouvrière – Seção Francesa da Internacional Operária) defendiam a Revolução de Outubro na Rússia e se opuseram à participação na Primeira Guerra Mundial.

A maioria dos membros da SFIO se mostrou favorável a uma adesão à III Internacional e decide então criar a SFIC (Section française de l’Internationale Communiste – Seção Francesa da Internacional Comunista). Atualmente o partido tem mais de 130 mil filiados.

Com agências e UJS