Jovem dirigente da Venezuela adverte sobre políticas neoliberais

Na Europa se aplicam medidas neoliberais que no passado tiveram resultados nefastos na América Latina, disse neste sábado (9) Heryck Rangel, da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV). Rangel, que participa como convidado no trigésimo-sexto Congresso do Partido Comunista Francês (PCF), declarou que estas políticas de austeridade têm um grande impacto nos jovens.

Segundo estatísticas oficiais, o desemprego nos 27 países da União Européia atinge a mais de 25 milhões de pessoas e delas uma grande parte têm menos de 30 anos.

"Na Venezuela temos demonstrado que o crescimento econômico com justiça social é possível, o que se requer é uma liderança coletiva que esteja à altura dos tempos, que não pactue com nenhuma oligarquia", declarou Rangel.

O responsável nacional de política eleitoral da JPSUV expressou em nome da organização saudações ao congresso do PCF, partido de grande trajetória que tem crescido desde as passadas eleições presidenciais, disse.

Por sua vez, Farid Fernández, conselheiro da embaixada da Venezuela na França, agradeceu o convite do Partido Comunista Francês para participar deste congresso e suas demonstrações de apoio à Revolução Bolivariana.

Mais de 100 delegações de vários continentes participam no evento iniciado na quinta-feira e que se estenderá até o domingo no bairro de Aubervilliers, na periferia norte desta capital.

O encontro, que ocorre em um panorama dominado pela crise na Eurozona, procura propor alternativas às políticas de austeridade aplicadas até agora para enfrentar o problema da dívida.

"Hoje em dia, quando a situação do emprego e dos serviços públicos se degradam, eu espero que o Partido Comunista e a Frente de Esquerda se unam com propostas inovadoras para sair da crise", declarou Iréne Lavallés, uma das delegadas.

Outro dos objetivos deste congresso é conseguir uma maior incorporação dos jovens em postos de tomada de decisão, para renovar suas estruturas.

Durante os últimos quatro anos aderiram à organização política mais de 23 mil jovens trabalhadores dos bairros populares.

Fonte: Prensa Latina